quarta-feira, 17 de março de 2021

ALEGRIAS DA VIDA CRISTÃ


TEXTO BÍBLICO: "Alegrar-te-ás por todo o bem que o Senhor, teu Deus, te tem dado a ti e a tua casa, tu, e o levita, e o estrangeiro que está no meio de ti" (Deuteronômio 26:11).

INTRODUÇÃO: O desejo de felicidade, de gozo, é um dos sentimentos mais naturais e mais poderosos do coração humano. É que Deus mesmo nos criou para a felicidade. Ele colocou no Éden o homem que criara, e Éden quer dizer delícias. A tristeza, a lágrima, o descontentamento, o infortúnio - tudo sobreveio a humanidade pela quebra das suas relações para com Deus. A religião verdadeira é o reatamento dessas relações amistosas. Por isso, a verdadeira religião não pode ser triste. Pelo contrário, trás alegrias legítimas, reais, satisfatórias, duradouras.

I - A ALEGRIA DE CRER EM CRISTO: É sempre uma festa.

a) AFIRMAÇÃO: "Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia" (Salmo 34:8).

b) EXEMPLOS: DAVI - "Esperei confiantemente pelo Senhor; Ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal [área pantanosa] de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor" (Salmo 40:1-3). OS SAMARITANOS - "Entrementes [nessa mesma ocasião], os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra. Filipe, descendo `cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo. As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava. Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados. E houve grande alegria naquela cidade" (Atos 8:4-8). O CARCEREIRO - "Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões [marcas, arranhões] dos açoites. A seguir, foi ele batizado,  e todos os seus. Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus" (Atos 16:33-34). O ETÍOPE (EUNUCO) - "Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo [alegria extrema]" (Atos 8:38-39). 

II - A ALEGRIA DE VIVER AQUI COM JESUS: 

a) Na obediência: "Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco." (II Coríntios 1:12).

b) No culto: "Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos!" (Salmo 84:1). "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor." (Salmo 122:1).

c) Na prosperidade: "Eis o que eu vi: boa e bela coisa é comer e beber e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, com que se afadigou debaixo do sol, durante os poucos dias da vida que Deus lhe deu; porque esta é a sua porção" (Eclesiastes 5:18).

d) Na adversidade: "Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco [curral], e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação" (Habacuque 3:17-18).

e) Nas provações: "Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes" (Tiago 1:2-4).

f) Nas perseguições: "Chamando os apóstolos, açoitaram-nos e, ordenando-lhes que não falassem em o nome de Jesus, os soltaram. E eles se retiraram do Sinédrio [Suprema Corte judia legislativa e judicial de Jerusalém], regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome" (Atos 5:40-41).

III - A ALEGRIA DE IR PARA CRISTO: "E disseram aos montes e aos rochedos: Cai sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o Grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?" (Apocalipse 7:16-17). "Alegremo-nos, exultemos e demo-lhe a glória, porque são chegadas as bodas [casamento] do Cordeiro, cuja esposa a si mesmo já se ataviou [vestiu-se, aprontou-se], pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo dão os atos de justiça dos santos. Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus" (Apocalipse 19:7-9). "Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos" (Apocalipse 22:1-2).


Nenhum comentário:

Postar um comentário