quarta-feira, 10 de março de 2021

A HUMANIDADE DE JESUS CRISTO



TEXTO BÍBLICO: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João. Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo o homem. O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai" (João 1:1-14).


INTRODUÇÃO: Jesus Cristo, que é realmente Deus, também é verdadeiramente homem. Sua humanidade é revelada por vários modos na Palavra de Deus. No presente estudo vamos considerar ligeiramente quatro deles, a saber: 1) O uso de nomes e títulos humanos; 2) Natureza humana; 3) Parentesco humano; 4) Limitações humanas.

I - NOMES E TÍTULOS HUMANOS: 

a) FILHO DO HOMEM: "Porque o Filho do Homem veio salvar o que se havia perdido" (Mateus  18:11). "Tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mateus 20:28). "Sabeis que, daqui a dois dias, celebrar-se-á a Páscoa; e o Filho do Homem será entregue para ser crucificado" (Mateus 26:2). "E disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra [direita] de Deus" (Atos 7:56).

b) FILHO DE DAVI: "E eis que dois cegos, assentados à beira do caminho, tendo ouvido que Jesus passava, clamaram: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós! Mas a multidão os repreendia para que se calassem; eles, porém, gritavam cada vez mais: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!" (Mateus 20:30,31). "E, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! (Marcos 10:47-48).

c) HOMEM [VARÃO]: "Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça; por meio de um varão [homem] que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos" (Atos 17:31). "Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (I Timóteo 2:5).

II - NATUREZA HUMANA: Jesus fez-se carne, isto é, Deus, o Verbo. Vejamos: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai" (João 1:14). "Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também Ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo" (Hebreus 2:14). "Vindo, porém, a plenitude do tempo [tempo completo], Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei" (Gálatas 4:4). "É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura" (Lucas 2:11-12). "Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz" (Filipenses 2:7-8). "Nisso reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo" (I João 4:2-3).

III - PARENTESCO HUMANO: 

a) NASCIDO DE MULHER: "Vindo, porém, a plenitude do tempo [tempo completo], Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei" (Gálatas 4:4). "E ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria" (Lucas 2:7)

b) DA TRIBO DE JUDÁ: "Pois é evidente que nosso Senhor procedeu de Judá, tribo à qual Moisés nunca atribuiu sacerdotes" (Hebreus 7:14).

c) DESCENDENTE DE DAVI: "Com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi" (Romanos 1:3). "Irmãos, seja-me permitido dizer-vos claramente a respeito do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje. Sendo, pois, profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes se assentaria no seu trono" (Atos 2:29-30).

IV - LIMITAÇÕES HUMANAS: 

a) ELE SENTIU SEDE: "Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede!" (João 19:28).

b) ELE SENTIU FOME: "Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, teve fome" (Mateus 21:18).

c) ELE CHOROU: "Jesus chorou" (João 11:35).

d) ELE CANSOU: "Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta [meio-dia]" (João 4:6).

e) ELE FOI TENTADO: "Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi Ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado" (Hebreus 4:15). "A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo" (Mateus 4:1).

f) ELE SOFREU: "Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoa-se por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles" (Hebreus 2:10). "Pois, naquilo que Ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados" (Hebreus 2:18). "Expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse [sofresse] e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo Jesus, que eu vos anuncio" (Atos 17:3). "Então lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo" (Mateus 26:38). "E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra" (Lucas 22:44).

g) ELE MORREU: "Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras" (I Coríntios 15:3).






Nenhum comentário:

Postar um comentário