TEXTO BÍBLICO: "Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas. Imediatamente, eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no trono, alguém sentado; e esse que se acha assentado é semelhante, no aspecto, a pedra de jaspe e de sardônio, e, ao redor do trono, há um arco-íris semelhante, no aspecto, a esmeralda. Ao redor do trono, há também vinte e quatro tronos, e assentado neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças estão coroas de ouro. Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete espíritos de Deus. Há diante do trono um como que mar de vidro, semelhante ao cristal, e também, no meio do trono e à volta do trono, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás. O primeiro ser vivente é semelhante a leão, o segundo, semelhante a novilho, o terceiro tem o rosto como de homem, e o quarto ser vivente é semelhante à águia quando está voando. E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não tem descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir. Quando esses seres viventes derem glória, honra e ação de graças ao que se encontra sentado no trono, ao que vive pelos séculos dos séculos, os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando: Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas" (Apocalipse 4:1-11).
INTRODUÇÃO: Temos aqui um esboço da missão da igreja no mundo e a sua vitória final.
I - O JUIZ: " Imediatamente, eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no trono, alguém sentado; e esse que se acha assentado é semelhante, no aspecto, a pedra de jaspe e de sardônio, e, ao redor do trono, há um arco-íris semelhante, no aspecto, a esmeralda" (Apocalipse 4:2-3).
a) CRISTO: Sua glória
b) ARCO ÍRIS: Aliança
II - OS VINTE E QUATRO TRONOS: " Ao redor do trono, há também vinte e quatro tronos, e assentado neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças estão coroas de ouro" (Apocalipse 4:4).
a) As 12 Tribos: Igreja Universal
b) Os 12 Apóstolos: Igreja Universal
III - AS SETE LÂMPADAS DE FÔGO: " Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete espíritos de Deus" (Apocalipse 4:5).
a) O Espírito Santo:
b) As sete lâmpadas: Plenitude do Espírito Santo.
IV - OS QUATRO ANIMAIS: Os Evangelhos - Deus/Homem.
a) Mateus: REI - Leão.
b) Marcos: SERVO - Novilho.
c) Lucas: PROFETA - Homem.
d) João: SACERDOTE - Águia.
V - AS SEIS ASAS: "E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não tem descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir" (Apocalipse 4:8).
a) Preparação: "Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava" (Isaías 6:2)
- Cobria o rosto,
- Cobria os pés,
- Voavam.
b) Adoração: O que faziam:
- Davam glória,
- Davam honra,
- Davam ações de graça.
VI- OS VINTE E QUATRO ANCIÃOS: "Quando esses seres viventes derem glória, honra e ação de graças ao que se encontra sentado no trono, ao que vive pelos séculos dos séculos, os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando" (Apocalipse 4:10).
a) adoravam Cristo,
b) Prostravam-se diante dele,
c) Lançavam suas coroas.
VI - O MARAVILHOSO CÂNTICO: " Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas" (Apocalipse 4:11).
Nenhum comentário:
Postar um comentário