segunda-feira, 16 de julho de 2012

DIFERENÇAS ENTRE OS QUATRO EVANGELHOS

    
I – MATEUS
     Mateus, de fato, escreve para os judeus. No seu evangelho, Jesus é o Messias profetizado no Velho Testamento. Há 72 referências às profecias, sendo 43 verbais. De lugar em lugar, emprega a expressão: “Isto aconteceu para que se cumprisse...” Os fatos pincipais da vida de Jesus são por ele relacionados com o Velho Testamento. Na genealogia, Jesus é descendente de Abraão, o pai da raça hebreia.

II – MARCOS
     Marcos visa os gentios, os romanos. Não cita as profecias. Pelo menos não tem a preocupação de as citar. Jesus é, como bom romano, um homem de ação, de energia. Não tem tempo a perder. Logo na primeira página,o Herói já começa trabalhando, em pleno ministério. “E logo... e logo”, eis uma expressão usada 41 vezes no seu evangelho. Prático como os romanos, fala Jesus menos que age. O evagelho é lacônico* (*breve, sucinto): só tem 16 capítulos.

     III – LUCAS
     Lucas escreve para os gregos. O grego era a língua universal. Jesus é o Salvador de toda a humanidade. Ele não é descendente só de Abraão; é de Adão, o pai de toda a raça humana; é de Deus, o pai comum de todos [Lucas 3:8 – Produzi, pois, frutos dignos do arrependimento, e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar* (*fazer nascer) filhos a Abraão]. (Lucas 19:10 – Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido) – eis a nota tônica* (*nota musical principal) do evangelho. Os gregos eram um povo intelectual: Lucas, que é médico e literato, emprega palavras clássicas. É um historiador meticuloso. Tece como que comentários filosóficos, procurando a razão das coisas. Seu estilo é animado e elegante.

     IV – JOÃO
     João olha para uma igreja organizada (Éfeso), em cujo seio aparecera germem de heresia, tendente a negar a divindade de Jesus. Por isso friza a encarnação do Verbo divino e eterno.


SIMBOLOGIA
     Cada um pinta um retrato de Jesus. Vejamos:

     I – MATEUS
     Mateus pinta o retrato de Jesus sob a figura de um Leão: O leão representa o Rei (Mateus 1:1 – “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.”). Ele estabelece o seu reino, traça-lhe as leis, fixa-lhe as responsabilidades e privilégios dos cidadãos (Sermão do Monte e parábolas).

     II – MARCOS
     Marcos pinta o retrato de Jesus sob a figura de um boi: O boi representa o Servo. No princípio, atrás de seu arado; depois, oferecido em sacrifício, no altar. Ele veio para servir, para trabalhar. Servo não tem genealogia; ao contrário dos outros sinóticos, o evangelho de Marcos não dá a tábua genealógica. É o evangelho do ministério, da atividade, das obras.

     III – LUCAS
     Lucas pinta o retrato de Jesus como o Filho do homem. O homem representa o membro da raça. Jesus é o Filho do homem. É o descendente de Adão. Vive como homem no meio dos homens. É o “amigo dos publicanos e pecadores”. É o protetor dos arrependidos.

     IV – JOÃO
     João pinta o retrato de Jesus sob a figura de uma águia. A águia representa Deus. Ele e o Pai são um. O verbo era Deus. Tudo por Ele foi feito. O “unigênito de Pai”, porém, só é compreendido pelos crentes. Falando com “o Caminho, a Verdade e a Vida”, Judas, incrédulo que se entregou ao diabo, já não está mais presente. Quando ressurge, passa vários dias só com os crentes.


PALAVRAS FINAIS

- MATEUS é israelita; MARCOS é gentio; LUCAS é universal; JOÃO é cristão.
- MATEUS é oriental; MARCOS é romano; LUCAS é grego; JOÃO é espiritual.
- MATEUS é grave; MARCOS é preciso; LUCAS é calmo; JOÃO é coloquial.
- MATEUS contém narrativas; MARCOS contém memórias; LUCAS contém uma história; JOÃO contém um drama.
- MATEUS expõe os acontecimentos em sua realização; MARCOS expõe os acontecimentos em seus detalhes; LUCAS expõe os acontecimentos em sua conexão; JOÃO expõe os acontecimentos em seu ensino.

CONCLUSÃO

     Mas Jesus é o mesmo em todos e para todos.


NOTA: Sermão proferido em 06/03/1983, quando o Rev David Falcão era pastor da Igreja Presbiteriana de Maringá/PR (1980-1984).

15 comentários:

  1. QUE DEUS ABENÇOE, GOSTEI MUITO DAS COMPARAÇÕES. ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  2. nossa, vc fez um estudo magnífico. muito original!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A representação simbólica atribuída para Mateus não está correta, pois tanto Ezequiel 1:5-14, tanto Apocalipse 4:6-8. apontam que Mateus seja representado por um homem Alado (anjo). Assim interpretaram também alguns pais da igreja, bem como por Irineu (+230), Agostinho (+430).

      Excluir
    2. Caro irmão, em primeiro lugar agradecemos sua valorosa contribuição, enriquecendo o blog com seus comentários, embora contrários.
      Queremos lembrar ao distinto irmão que a finalidade do Memorial é publicar os esboços de sermões e textos produzidos pelo Rev David Falcão, quando pregava o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
      Lembramos ao irmão que o texto apresentado, tratando-se de um “esboço” (resumo), não pretende ser uma obra literária, mas sim um guia para direcionamento a um “sermão” mais completo a ser pronunciado num púlpito pelo referido Pastor. Este sim, com mais detalhes sobre o tema.
      O esboço comentado, “Diferença entre os Quatro Evangelhos”, datado de 06/03/1983, quando ainda não dispúnhamos de recursos tecnológicos, tais como computadores avançados, internet, etc, onde se podia buscar facilmente conteúdos de vários estudiosos da Bíblia, inclusive os mencionados pelo nobre irmão, limitava a explicação textual sobre os vários pontos de vista teológicos.
      Os textos mencionados em Ezequiel e Apocalipse são estudados pela Escatologia Bíblica , que, como sabemos, possuem diversas correntes de interpretações (como por exemplo, os Dispensacionalistas, Amilenistas, Pre-milenistas).
      O comentário suscitado pelo nobre irmão segue uma interpretação do teólogo William Hendriksen. O exemplo do Rev David Falcão, segue a do não menos renomado Artur Bloomfield. Outras interpretações dos citados textos são comentadas pelos teólogos Swete e Barclay.
      Estas variedades de interpretações relativas a literatura visionária, onde são descritas muitas coisas que não acontecem literalmente na vida real, mas que expressam verdades, criando uma realidade alternativa, podem confundir o leitor de livros proféticos e apocalípticos. Por exemplo, em Apocalipse 4, João viu a porta do céu se abrindo; Ap 6:4 fala de cavalos vermelhos; em Daniel 8:8-10 onde o chifre de um bode chega até o céu. Sabemos que na vida real não existem tais figuras, mas na literatura visionária ocorrem rotineiramente. Por isso, temos diversas interpretações, inclusive do texto mencionado pelo estimado irmão. NÃO ESTAMOS AQUI DIZENDO QUE A INTERPRETAÇÃO SUA ESTEJA EQUIVOCADA, pois o texto dá margem para esta e outras interpretações. Concluindo, esta parte Escatológica, salientamos que não são poucos os que procuram relacionar pessoas, acontecimentos, datas, etc, de conteúdo profético, a eventos e personagens da história, ficando frustrados com os resultados. Devemos ter cuidado com afirmações que não são explícitas na Bíblia.
      Voltando ao tema comentado pelo irmão, devemos observar que o objetivo do Esboço do Sermão é traçar um perfil dos Autores e suas características literárias, e não, abordar temas Escatológicos, de forma que a comparação simbólica de Mateus, Marcos, Lucas e João, utiliza o texto de Ezequiel e João como texto paralelos. Não como tema principal.
      Esperamos ter explicado a Hermenêutica utilizada pelo Rev David Falcão, já falecido.

      Excluir
    3. O texto está falando da representação q Mateus atribui a Jesus e não a uma simbolização de outro livro sobre Mateus (referencia esta, q não fez sentido pra mim). Necessita explicação o seu comentário contrariando esse texto muito bem escrito e embasado

      Excluir
  3. OBRIGADO PELA EXPLANAÇÃO, ME FOI MUI UTIL. DEUS ABENÇÕE.

    ResponderExcluir
  4. Rapaz que benção...
    estou preparando um estudo sobre o inicio do ministério de Jesus, e quero nesse estudo fazer um panorama dos 4 evangelhos e esse texto com certeza vai enriquecer muito o trabalho que estou desenvolvendo.
    Deus abençoe esse projeto, quem dera esse exemplo de viver o evangelho e para o evangelho inspire muitas vidas a fazer como tal
    Com certeza me tornarei um visitador desse blog para ser dessa forma inspirado e orientado pelo conteúdo contido aqui. Fiquem na Paz!

    ResponderExcluir
  5. Prologos Anti- Marcionitas dos Evangelhos.

    160 D.C

    prólogo ao evangelho de Marcos diz:

    “Assim, Marcos afirma, o Marcos chamado de “selo-indicador” porque seus dedos eram curtos comparados à proporção física do seu corpo. Ele era o intérprete de Pedro, e depois da partida de Pedro entregou-se à tarefa de escrever o evangelho em alguma parte da Itália”.

    prólogo de Lucas diz:

    Lucas era natural de Antioquia da Síria, médico, discípulo dos apóstolos. Mais tarde se juntou a Paulo até que este foi decapitado, servindo ao Senhor sem empecilhos porque não tinha esposa nem filhos..depois que dois evangelhos haviam sido escritos – Mateus na Judéia e Marcos na Itália, Lucas escreveu seu evangelho na Acaia..

    prólogo anti-marcionita do evangelho de João diz :

    O evangelho de João foi publicado e entregue às igrejas pelo próprio João quando ele ainda estava vivo, conforme o relato de Papia de Hierópolis, discípulo amado de João cujo relato está em seus cinco livros exegéticos.

    ResponderExcluir
  6. Nossa nunca vi algo tão verdadeiro e poderoso!!!

    ResponderExcluir
  7. O evangelho de Joao narra a historia da ressurreicao de Lazaro ao 4o dia. Sendo um sinal tao importante, por que outro evangelho nao cita tal passagem?

    ResponderExcluir