INTRODUÇÃO
Você está do lado de fora há muito tempo. Você vê a porta e não entra. Você ouve a voz de júbilo dos que já entraram e não entra. Você está namorando o evangelho há vários anos e continua indeciso.
I - OS QUE ESTÃO DO LADO DE FORA
Estes estão confusos, sem um norte para se guiar, sem entender dor e o sofrimento. Do outro lado da porta há explicação, há consolo, há promessas, há uma formidável esperança. Os que estão do lado de fora vêem a morte como uma interrupção neurofisiológica de um mero evento biológico. Eles têm pavor da morte e não vivem a vida. Mas, do outro lado há ressurreição, há novos corpos revestidos da incorruptibilidade e da imortalidade. Há a morte da morte.
II – O ENSINO DO APÓSTOLO PAULO SOBRE OS QUE ESTÃO DE FORA E OS QUE ESTÃO DE DENTRO
1. “Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades” (Colossenses 4:5).
2. Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgai vós os de dentro? Os de fora, porém, Deus julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor (I Coríntios 5:12-13).
3. “De modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar” (I Tessalonicensses 4:12).
4. “Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo” (I Timóteo 3:7).
III – O ENSINO DE JESUS SOBRE OS QUE ESTÃO DE DENTRO E OS QUE ESTÃO DE FORA
Na parábola da Figueira, “os de dentro” são aqueles que ouvem a pregação e entram na “arca de Noé”, escapando do dilúvio escatológico (Mateus 24:32-44).
No episódio da morte de Jesus, “os de dentro” são aqueles como o ladrão arrependido, que ganhou o Paraíso, e “os de fora” são aqueles como o ladrão que não se arrependeu, que não reagiu favoravelmente nem na hora da morte (Lucas 23:39-43).
IV – QUEM SÃO OS DE DENTRO? QUEM SÃO OS DE FORA?
Os de dentro, são os pecadores de todos os níveis sociais, de todas as raças, de todas as línguas e de todas as culturas que têm consciência lúcida de seu pecado, que se arrependem de sua vida passada, que dão uma meia volta definitiva e que atravessam a porta aberta à sua frente.
Os de fora, são os pecadores de todos os níveis sociais, de todas as raças, de todas as línguas e de todas as culturas que ainda não tiveram consciência lúcida de seu pecado, que ainda não se arrependeram de sua vida passada, que ainda não deram uma meia volta definitiva e ainda não atravessaram a porta aberta bem à sua frente.
CONCLUSÃO
Meu amado ouvinte, que ainda se encontra do lado de fora da porta da salvação. Entre hoje mesmo através dela. Veja, a porta está escancarada (pelo menos por enquanto). A porta é Jesus e Ele garante: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo...” (João 10:9).
“Ali chegados, reunida a Igreja, relataram quantas cousas fizera Deus com eles, e como abrira aos gentios a porta da fé” (Atos 14:27)
“Porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu; e há muitos adversários” (I Coríntios 16:9).
Com licença, gostaria de saber ó nome do fotógrafo que tirou a foto?
ResponderExcluir