segunda-feira, 25 de junho de 2012

A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ

Romanos 5:1-11

      INTRODUÇÃO

      Estes versículos descrevem as bênçãos que acompanham a justificação: paz, alegria e esperança. Tendo exposto a maneira pela qual Deus justifica o pecador, Paulo prossegue apontando a importância da reconciliação com Deus. Não é simplesmente perdão, mas elevação à posição de grande favor “a esta graça, na qual estamos firmes” (Romanos 5:2). Consideremos os três motivos da nossa alegria:

      I – A ESPERANÇA DA GLÓRIA DE DEUS QUE CARECÍAMOS

      “Porque todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23).

      II – AS NOSSAS AFLIÇÕES, GARANTIA DE NOSSA FILIAÇÃO COM DEUS

      “Porque o Senhor corrige a quem ama, e açoita a todo o filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como a filhos); pois, que filho há a quem o pai não corrige? Mas se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo sois bastardos, e não filhos” (Hebreus 12:6-8). “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós” (Mateus 5:10-12).

      III – FINALMENTE, EM DEUS MESMO, QUE NOS AMOU QUANDO AINDA ÉRAMOS REBELDES E ODIOSOS

      “Então irei ao altar de Deus que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu” (Salmo 43:4). “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” (Romanos 5:8-9).

      CONCLUSÃO

      Nossa relação com Deus mudou através da morte de Cristo. Passamos de inimigos para filhos amados. “Ora, tudo provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação” (II Coríntios 5:18-19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário