Em memória do Rev. David Falcão, nós que fazemos a família Falcão, iremos manter este espaço onde publicaremos seus estudos bíblicos, esboços de sermões e textos, que são inúmeros, como forma de continuar com o objetivo que moveu a sua vida: a pregação do evangelho de Jesus Cristo. * 16/05/1925 + 06/12/2011
quinta-feira, 21 de junho de 2012
A VINDA DO ESPÍRITO SANTO
INTRODUÇÃO
Enfatizar a personalidade do Espírito Santo – a terceira Pessoa da Divindade – como apresentada pelos seus atributos, suas obras, e o uso dos pronomes pessoais quando Ele é mencionado nas Escrituras.
I – O ESPÍRITO SANTO JÁ VEIO
1. Conforme foi prometido: “E Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (João 14:16). “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (João 14:26). “Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei” (João 16:7).
2. Em Pentecostes: “Comprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E tdos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (Atos 2:1-4).
3. Não para o mundo: “O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós” (João 14:17).
II – PORQUE O ESPÍRITO SANTO VEIO
1. Para habitar nos crentes: “...mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós” (João 14:17).
2. Para guiar na verdade: “Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir” (João 16:13).
3. Para convencer o mundo: “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me verei mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado” (João 16:8-11).
III – O QUE PROVA A SUA VINDA
1. Que Cristo foi glorificado: “Mas eu conheço-o, porque dele sou, e ele me enviou” (João 7:29).
2. Que todo o que crer em Cristo será salvo: “E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Varões irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho e cressem. E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós; e não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando o seu coração pela fé. Agora, pois, por que tentais a Deus, podo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós podemos suportar? Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também” (Atos 15:7-11).
3. Que o mundo e seu príncipe serão condenados: “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me verei mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado” (João 16:8-11).
4. Que Deus está separando uma esposa para Cristo – a Igreja: “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito” (I Coríntios 12:13).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário