O Espírito Santo capacita e orienta de maneira ímpar e maravilhosa. A ideia de fundar uma Igreja Presbiteriana no bairro do Barro (a primeira na localidade) nasceu no coração de dois homens tementes a Deus: Pr. David Falcão (16/05/1925 – 06/12/2011) e Pb. José Francisco Ribeiro Filho (06/12/1957 – 11/07/2011). O primeiro, um experiente ministro, naquele momento pastor colaborador da Igreja Presbiteriana de Tejipió. Já o segundo, presbítero na mesma Igreja. Em muitas conversas ambos trocavam desejos e experiências.
Qual é a missão da Igreja? Numa das muitas conversas, na casa do Pr. David, o Pb. Francisco dialogava sobre a missão da Igreja. Aí nascia o embrião da futura Igreja Presbiteriana do Barro. É necessário que o “ide” deva ser cumprido pelo crente, em testemunho da Verdade. Estes dois servos do Senhor Jesus Cristo procuraram e encontraram o imóvel sito à Rua José Benedito Mouri Fernandes, nº 334, Barro, Recife/PE, CEP 50.780-470. Em precário acabamento, tal imóvel já fora um Mercadinho e, por último, funcionou um Curso de Matemática em nível de ensino médio. Como o Pr. David já conhecia a proprietária, o contato foi imediato. O Contrato de Locação do Imóvel fora redigido e assinado em dezembro de 2001, tendo como Locatário o Pr. David Falcão e como Fiador o Pb. José Francisco Ribeiro Filho. A ambientação do bairro é algo a parte: a Congregação do Barro está inserida num ambiente predominantemente residencial. Desde da sua formação, tal localidade residencial sempre recebeu fortes influências por parte da Igreja Católica do Barro, situada na avenida principal (Av. Dr. José Rufino), e também pelos trabalhos desenvolvidos por duas comunidades Espíritas. Diante deste cenário é preciso pregar verdadeiramente a Palavra do Senhor.
No dia 6 de janeiro de 2002, num domingo, fora realizado o culto inaugural ao ar livre, à noite, na Praça Nossa Senhora Lourdes, próximo as primeiras instalações. Havia ameaça de chover durante o culto, mas o Senhor Deus não permitiu que houvesse a dispersão dos irmãos presentes. A chuva somente caiu após a finalização dos trabalhos programados. O Pr. David Falcão pregou no momento, convocando o povo de Deus a trabalhar na nova Obra do Senhor. Iniciados os trabalhos, nos primeiros meses, a Congregação Presbiteriana do Barro recebeu ajuda de alguns recursos (financeiros e humanos) de irmãos de algumas denominações, além de recursos próprios advindos dos dois fundadores.
Pr. David falava que “o jardim do Senhor contém muitas flores, todas diferentes, porém todas pertencentes a Deus.” Irmãos das igrejas Batista, Assembleia de Deus e Presbiteriana colaboraram. Doações estas foram, por exemplo: cadeiras, mesas, ventiladores, teclado musical, aparelho de som, microfones, hinários Novo Cântico, Bíblias, serviços em geral e muita vontade de trabalhar na obra. Por outro lado, nos trabalhos durante a semana, não foram poucas as vezes que o pastor e sua esposa a irmã Janete Teixeira Falcão realizaram o culto somente os dois a ponto de alguns moradores acharem que aquele trabalho não iria conseguir ir em frente. Este fato foi presenciado por um dos moradores que posteriormente veio a ser membro da jovem Congregação, o irmão Eziel Candeia do Nascimento que muito colaborou com o ministério do Pastor David e hoje tem contribuído como Regente do Coral.
Convém destacar a atuação de um crente que estava no início dos trabalhos: o irº Sandro de Andrade Alves. Além de ser o responsável pela condução do louvor e excelente eletricista, nas palavras do pastor David, homem de sete instrumentos, o mesmo preparava o boletim dominical, sob a supervisão do Pr. David Falcão.
Foram quase 3 anos atuando na edição do boletim. Posteriormente, em 20 de outubro de 2004, numa quarta-feira, o irº Marco Túlio José de Barros Ribeiro recebe o convite pelo pastor David e do irmão Sandro, para assumir a edição do mesmo. Assim, desde a edição de 24 de outubro de 2004, o boletim fora editado e confeccionado pelo irº Marco Túlio Ribeiro até a edição de 18 de fevereiro de 2012. A partir da edição de 24 de fevereiro de 2012, o Pr. José Roberto da Rocha, novo designado para acompanhar o rebanho, assume a elaboração tendo como adjunto de revisão editorial o irº Marco Túlio. A Congregação sempre prezou pelo ensino da Palavra de Deus. Os seguintes professores atuaram na Escola Bíblica Dominical desde os anos iniciais: Christine Maria Carneiro Maranhão (classe Heróis da Fé e classe de crianças), Pr. David Falcão (classe Heróis da fé), irº Eziel Candeia do Nascimento (classe Heróis da Fé), irª Flávia Cavalcante (classe de crianças), irª Izabel de Barros Ribeiro (Discipulado e classe Heróis da Fé), irº Marco Túlio José de Barros Ribeiro (classe Heróis da Fé), Dc. Paulo Roberto de Brito Ferreira (Discipulado), irª Maria da Natividade (classe Heróis da Fé) e Dc. Osvaldo Emílio Maranhão dos Santos (classe Heróis da Fé). Certa vez, Pb. Francisco motivou ao irº Marco Túlio, seu filho, a elaborar uma espécie de “cursinho”, gratuito, com o objetivo final de levar a Palavra de Deus, utilizando as instalações da Congregação. “A docência é um sacerdócio, meu filho. Vá em frente”, dizia ele. Então, irº Marco Túlio Ribeiro juntamente com o irº Inaldo José Minervino da Silva, integrante da equipe de louvor, elaborou um projeto de um Curso Básico de Matemática e Física durante 6 meses, sempre aos sábados, com 2 horas de duração para cada disciplina, com início em 14 de agosto de 2004.
Foram momentos prazerosos onde se pôde compartilhar experiências e desafios matemáticos, além de anunciar a Palavra de Deus. São muitas lembranças, muitos irmãos atuantes. Destaque para a criação do Departamento Infantil entre 2005-2006, pelo irmão Dc. Paulo Roberto de Brito Ferreira e esposa, irª Flávia Cavalcante. Em Julho de 2006, o Rev. David Falcão convida e desafia a irmã Flavia Cavalcante a realizar uma EBF (Escola Bíblica de Férias) no bairro, uma vez que muitos diziam que no mesmo não havia crianças para começar um trabalho infantil, colocando a disposição da mesma tudo que fosse necessário para que o trabalho se realizasse.
Para a surpresa de muitos, participaram da EBF uma média de 230 (duzentas e trinta) crianças, destas inicialmente cerca de 15 (quinze) começaram a frequentar a Escola Bíblica Dominical, chegando ao fim daquele ano com cerca de 35 (trinta e cinco) crianças. Também muitas mães vieram acompanhar os seus filhos e foram evangelizadas. As crianças deram um novo dinamismo no processo de evangelização, pois começaram a ser realizados trabalhos e comemorações que faziam com os pais passassem a frequentar os cultos. Foram realizadas cantatas e encenações como meio de evangelização, principalmente no período do Natal e Páscoa, tendo as crianças da Congregação se apresentado em algumas Igrejas do nosso Presbitério, como também no Shopping Jardim e no Shopping Tacaruna.
Em todos estes trabalhos era emocionante ver o amor e a preocupação do pastor David Falcão para que o trabalho fosse realizado de forma que o nome do Senhor Jesus Cristo fosse engrandecido e não nos faltasse nada. Eventos como Escola Bíblica de Férias, acampamentos e passeios foram resultados de muita oração da congregação e perseverança destes dois amados irmãos. Hoje, muitos jovens, atuantes no nosso meio, foram frutos deste ministério abençoado por Jesus Cristo. Também convém lembrar do embrião da Sociedade Auxiliadora Feminina da atual Igreja Presbiteriana do Barro: o Departamento Lídia. Ligada à SAF da IP Tejipió, teve como primeira relatora, a irª Izabel de Barros Ribeiro, esposa do Pb. Francisco; em seguida, a irª Maria de Jesus Carneiro Maranhão (In Memoriam), esposa do Dc. Osvaldo Emílio Maranhão dos Santos; depois a irª Flávia Cavalcante, esposa do Dc. Paulo Roberto de Brito Ferreira.
No início de 2006, na residência do Pr. David Falcão e sua esposa, a irª Janete Teixeira Falcão, fora criada o Departamento Lídia com uma meditação feita pelo Pb. Francisco baseada em Atos dos Apóstolos, capítulo 16, versículo 14: Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Para honra e glória do Senhor Jesus Cristo, a Congregação Presbiteriana do Barro sempre fora atuante no seu entorno, seja nas missões de evangelismo pela comunidade promovidas pelas Secretarias de Evangelização da Federação de SAFs e da SAF da IP de Tejipió, lideradas pela irª Izabel de Barros Ribeiro, seja na pregação da Palavra no imóvel alugado.
Por outro lado, o pastor David sempre demonstrou a preocupação, de que havia a necessidade de termos um local próprio para realizarmos os cultos da Congregação e da futura Igreja, pois uma vez que os recursos que arrecadávamos era basicamente para fazer face as despesas com energia, aluguel, zeladoria e manutenção do prédio, e o pouco que sobrava depositava-se em uma poupança. Em Junho de 2008, o Senhor DEUS colocou no coração da esposa do Rev. David, a irmã Janete Teixeira Falcão, a ideia de fazer uma campanha denominada “Livro de Ouro” com o objetivo de arrecadar doações exclusivamente para a compra de um local para sede da Congregação e não sendo surpresa a quantidade de irmãos que generosamente participaram, tanto que nos primeiros seis meses já havíamos arrecadado R$ 12.352,00 (doze mil, trezentos e cinquenta e dois reais).
O momento de iniciar o processo de organização em igreja estava por vir. Assim, no acampamento de carnaval da IP de Tejipió, realizado na cidade de Gravatá/PE, no ano de 2009, o Pb. Francisco levava as motivações compartilhadas com o Rev. David ao pastor da IPT, Rev. Gedeão dos Santos Ferreira. Era o início de um sonho, aos olhos humanos, impossível de alcançar: buscar recursos para aquisição de imóvel que servirá de novas instalações da futura Igreja Presbiteriana do Barro, bem como a elaboração de um Projeto de Plantação de Igreja, com estrutura e orçamento próprios, conforme se pode verificar nas palavras do Pb. Francisco, enviadas por e-mail para o irº Marco Túlio Ribeiro, no dia 9 de junho de 2009: "Meu Filho, segue em anexo um Projeto que vai ser apresentado à IPB Nacional para obtenção de recursos para plantação de Igreja. Gostaria de fazer um Projeto para a Igreja do Barro visando sua implantação, especialmente relativa a compra de um local (terreno ou casa). Peço-lhe que a partir deste faça um para a Congregação do Barro, para em torno de 3 ou 4 anos tenhamos a Igreja Presbiteriana do Barro. Tudo para Honra e Glória do Senhor Jesus Cristo, Senhor Nosso, Senhor da Igreja! Minha ideia é apresentar na Reunião do Conselho em breve. Um beijo, seu Pai."
Em Fevereiro de 2010 o Pastor David encontrou-se com a senhora Carmosina Correa, freira Carmelita, que era proprietária de uma casa no bairro sito à Rua Capitão Ponciano, nº 29, Barro, Recife/PE, CEP 50.780-040, onde funcionava uma Clinica Geriátrica; a mesma ofereceu-lhe a preferência na compra da casa, pedindo o valor de R$ 150.000,00 pelo imóvel; não tínhamos este valor em caixa, porém num ato de fé, o pastor David assumiu o compromisso de comprar a casa. Devido as ofertas que a senhora Carmosina vinha recebendo pelo imóvel em valores superiores ao que tinha ofertado ao Pastor, a mesma deu um prazo para que pudesse ser concluído o negócio, findo o mesmo a proprietária estaria desobrigada de manter a palavra empenhada. Era preciso recorrer, emergencialmente, à IPB para obtenção de empréstimo. Diante dos fatos, o Rev. David, em Abril/2010, solicitou ao Conselho da Igreja Presbiteriana de Tejipió (igreja a qual a Congregação estava vinculada), que tomasse um empréstimo a JPEF (Junta Patrimonial e Econômica Financeira) da IPB no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para complementar o dinheiro da compra da casa e fazer face as despesas com as reformas necessárias, o que foi feito, deixando claro que a Congregação assumiria o pagamento do mesmo, sem nenhum ônus para Igreja, o que vem ocorrendo até a presente data. A senhora Carmosina, posteriormente segredou que quando da finalização do processo de compra e venda do imóvel e feito o registro no Cartório de Imóveis, o pastor David Falcão lhe confessara que daquele momento em diante ele já estava pronto para ser chamado pelo Senhor nosso DEUS, pois já sabia que suas ovelhas tinham um aprisco.
Realizada a compra em Maio/2010, restou um saldo de R$ 28.336,00 (vinte e oito mil, trezentos e trinta e seis reais) com objetivo de reformarmos; viu-se a necessidade de demolirmos completamente. Percebe-se a necessidade de se fazer uma nova construção, o que foi realizado com o desprendimento de muitos irmãos que continuaram contribuindo com o “Livro de Ouro”; as contribuições de dízimos e ofertas aumentaram de forma que do período de Maio/2010 a Dezembro de 2011 pudemos destinar à construção o valor de R$ 92.418,69 (Noventa e dois mil, quatrocentos e dezoito reais e sessenta e nove centavos), sendo também nos ofertado pela Igreja Presbiteriana de Tejipió o valor de R$ 45.500,00 (quarenta e cinco mil e quinhentos reais), chegando ao montante somado ao saldo que tínhamos de R$ 166.254,69 (cento e sessenta e seis mil, duzentos e cinquenta e quatro reais e sessenta e nove centavos).
Aqui destaca-se a atuação do Dc. Paulo Roberto de Brito Ferreira, o nosso engenheiro como dizia o Pr. David Falcão. Durante a construção, Deus usou as mãos e habilidades do Dc. Paulo para multiplicar os recursos de construção civil e apoio de recursos humanos. Um milagre do nosso Deus. Com a chegada do ano de 2011, muitos acontecimentos dolorosos. Em 8 de março de 2011, a irª Maria de Jesus Carneiro Maranhão falece. Ela era esposa do Dc. Osvaldo Emílio Maranhão dos Santos. Uma verdadeira crente atuante na obra desde os anos iniciais da Congregação do Barro. Em 11 de julho de 2011 chega a vez do nosso amado irmão Pb. José Francisco Ribeiro Filho partir, após quase 18 longos meses de luta contra um câncer. Um crente fiel e comprometido com a obra do Senhor. Ele era marido da nossa irmã Izabel de Barros Ribeiro. Em 25 de setembro de 2011 há o culto inaugural das instalações novas da Congregação Presbiteriana do Barro, sendo o último culto realizado nas instalações anteriores em 18 de setembro de 2011. Na ocasião da inauguração, o nosso Pr. David Falcão, bastante doente, juntamente com sua esposa, irª Janette Teixeira Falcão, corta o laço.
Oficialmente estão inauguradas as novas instalações. Em 6 de dezembro do mesmo ano, Deus convoca a sua presença o seu servo, Pr. David, após aproximadamente 12 meses de luta pela vida. Um homem que se dedicou exclusivamente à obra do Senhor. Por outro lado, a Palavra nos conforta: Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Rm 8:38 e 39; Temos o conforto que nossos irmãos que partiram estão nos braços do Pai Celeste, na Glória. Hoje contamos com uma membresia de 37 membros, 15 crianças e 20 congregados; contamos com um coral, Coral Reverendo David Falcão; temos Sociedades domésticas fortes (SAF, UPH e UPA); brevemente estaremos organizando a UMP formada por um grupo de jovens talentosos que com seus instrumentos musicais acompanham a Igreja na adoração por meio da música. Enfim, um novo momento está para nascer na história da Congregação Presbiteriana do Barro: A organização em Igreja Presbiteriana. 5 de janeiro de 2013 é uma data para não ser esquecida. É um sonho se tornando realidade. Porém, uma realidade que foi construída baseada em muita oração e misericórdia do Senhor Jesus Cristo. Não nos esqueçamos de nossa história. Não nos esqueçamos da seguinte questão levantada pelos nossos fundadores: Qual é a missão da Igreja? De fato, a Igreja Presbiteriana do Barro é um milagre do nosso Deus.
Presbítero José Francisco Ribeiro, em maio/2005
Qual é a missão da Igreja? Numa das muitas conversas, na casa do Pr. David, o Pb. Francisco dialogava sobre a missão da Igreja. Aí nascia o embrião da futura Igreja Presbiteriana do Barro. É necessário que o “ide” deva ser cumprido pelo crente, em testemunho da Verdade. Estes dois servos do Senhor Jesus Cristo procuraram e encontraram o imóvel sito à Rua José Benedito Mouri Fernandes, nº 334, Barro, Recife/PE, CEP 50.780-470. Em precário acabamento, tal imóvel já fora um Mercadinho e, por último, funcionou um Curso de Matemática em nível de ensino médio. Como o Pr. David já conhecia a proprietária, o contato foi imediato. O Contrato de Locação do Imóvel fora redigido e assinado em dezembro de 2001, tendo como Locatário o Pr. David Falcão e como Fiador o Pb. José Francisco Ribeiro Filho. A ambientação do bairro é algo a parte: a Congregação do Barro está inserida num ambiente predominantemente residencial. Desde da sua formação, tal localidade residencial sempre recebeu fortes influências por parte da Igreja Católica do Barro, situada na avenida principal (Av. Dr. José Rufino), e também pelos trabalhos desenvolvidos por duas comunidades Espíritas. Diante deste cenário é preciso pregar verdadeiramente a Palavra do Senhor.
Rev. David na Praça Nossa Senhora de Lourdes, em 06 de janeiro de 2002.
No dia 6 de janeiro de 2002, num domingo, fora realizado o culto inaugural ao ar livre, à noite, na Praça Nossa Senhora Lourdes, próximo as primeiras instalações. Havia ameaça de chover durante o culto, mas o Senhor Deus não permitiu que houvesse a dispersão dos irmãos presentes. A chuva somente caiu após a finalização dos trabalhos programados. O Pr. David Falcão pregou no momento, convocando o povo de Deus a trabalhar na nova Obra do Senhor. Iniciados os trabalhos, nos primeiros meses, a Congregação Presbiteriana do Barro recebeu ajuda de alguns recursos (financeiros e humanos) de irmãos de algumas denominações, além de recursos próprios advindos dos dois fundadores.
Local onde o trabalho iniciou em janeiro/2002
Pr. David falava que “o jardim do Senhor contém muitas flores, todas diferentes, porém todas pertencentes a Deus.” Irmãos das igrejas Batista, Assembleia de Deus e Presbiteriana colaboraram. Doações estas foram, por exemplo: cadeiras, mesas, ventiladores, teclado musical, aparelho de som, microfones, hinários Novo Cântico, Bíblias, serviços em geral e muita vontade de trabalhar na obra. Por outro lado, nos trabalhos durante a semana, não foram poucas as vezes que o pastor e sua esposa a irmã Janete Teixeira Falcão realizaram o culto somente os dois a ponto de alguns moradores acharem que aquele trabalho não iria conseguir ir em frente. Este fato foi presenciado por um dos moradores que posteriormente veio a ser membro da jovem Congregação, o irmão Eziel Candeia do Nascimento que muito colaborou com o ministério do Pastor David e hoje tem contribuído como Regente do Coral.
Convém destacar a atuação de um crente que estava no início dos trabalhos: o irº Sandro de Andrade Alves. Além de ser o responsável pela condução do louvor e excelente eletricista, nas palavras do pastor David, homem de sete instrumentos, o mesmo preparava o boletim dominical, sob a supervisão do Pr. David Falcão.
Da esquerda para direita: Rev. David Falcão, Pb. Azineto,
Dc. Paulo Roberto, Pb. José Francisco, Rev. Gedeão Ferreira
Foram quase 3 anos atuando na edição do boletim. Posteriormente, em 20 de outubro de 2004, numa quarta-feira, o irº Marco Túlio José de Barros Ribeiro recebe o convite pelo pastor David e do irmão Sandro, para assumir a edição do mesmo. Assim, desde a edição de 24 de outubro de 2004, o boletim fora editado e confeccionado pelo irº Marco Túlio Ribeiro até a edição de 18 de fevereiro de 2012. A partir da edição de 24 de fevereiro de 2012, o Pr. José Roberto da Rocha, novo designado para acompanhar o rebanho, assume a elaboração tendo como adjunto de revisão editorial o irº Marco Túlio. A Congregação sempre prezou pelo ensino da Palavra de Deus. Os seguintes professores atuaram na Escola Bíblica Dominical desde os anos iniciais: Christine Maria Carneiro Maranhão (classe Heróis da Fé e classe de crianças), Pr. David Falcão (classe Heróis da fé), irº Eziel Candeia do Nascimento (classe Heróis da Fé), irª Flávia Cavalcante (classe de crianças), irª Izabel de Barros Ribeiro (Discipulado e classe Heróis da Fé), irº Marco Túlio José de Barros Ribeiro (classe Heróis da Fé), Dc. Paulo Roberto de Brito Ferreira (Discipulado), irª Maria da Natividade (classe Heróis da Fé) e Dc. Osvaldo Emílio Maranhão dos Santos (classe Heróis da Fé). Certa vez, Pb. Francisco motivou ao irº Marco Túlio, seu filho, a elaborar uma espécie de “cursinho”, gratuito, com o objetivo final de levar a Palavra de Deus, utilizando as instalações da Congregação. “A docência é um sacerdócio, meu filho. Vá em frente”, dizia ele. Então, irº Marco Túlio Ribeiro juntamente com o irº Inaldo José Minervino da Silva, integrante da equipe de louvor, elaborou um projeto de um Curso Básico de Matemática e Física durante 6 meses, sempre aos sábados, com 2 horas de duração para cada disciplina, com início em 14 de agosto de 2004.
Da esquerda para direita: Marco Túlio Ribeiro, Rev. Jair Sabino,
Rev. David Falcão e Rev. Gedeão Ferreira, em maio/2005
Foram momentos prazerosos onde se pôde compartilhar experiências e desafios matemáticos, além de anunciar a Palavra de Deus. São muitas lembranças, muitos irmãos atuantes. Destaque para a criação do Departamento Infantil entre 2005-2006, pelo irmão Dc. Paulo Roberto de Brito Ferreira e esposa, irª Flávia Cavalcante. Em Julho de 2006, o Rev. David Falcão convida e desafia a irmã Flavia Cavalcante a realizar uma EBF (Escola Bíblica de Férias) no bairro, uma vez que muitos diziam que no mesmo não havia crianças para começar um trabalho infantil, colocando a disposição da mesma tudo que fosse necessário para que o trabalho se realizasse.
Rev. David com a irmã Flávia, nas atividades de uma das EBFs, em 2008.
Para a surpresa de muitos, participaram da EBF uma média de 230 (duzentas e trinta) crianças, destas inicialmente cerca de 15 (quinze) começaram a frequentar a Escola Bíblica Dominical, chegando ao fim daquele ano com cerca de 35 (trinta e cinco) crianças. Também muitas mães vieram acompanhar os seus filhos e foram evangelizadas. As crianças deram um novo dinamismo no processo de evangelização, pois começaram a ser realizados trabalhos e comemorações que faziam com os pais passassem a frequentar os cultos. Foram realizadas cantatas e encenações como meio de evangelização, principalmente no período do Natal e Páscoa, tendo as crianças da Congregação se apresentado em algumas Igrejas do nosso Presbitério, como também no Shopping Jardim e no Shopping Tacaruna.
Coral do Departamento Infantil, em 2006
Em todos estes trabalhos era emocionante ver o amor e a preocupação do pastor David Falcão para que o trabalho fosse realizado de forma que o nome do Senhor Jesus Cristo fosse engrandecido e não nos faltasse nada. Eventos como Escola Bíblica de Férias, acampamentos e passeios foram resultados de muita oração da congregação e perseverança destes dois amados irmãos. Hoje, muitos jovens, atuantes no nosso meio, foram frutos deste ministério abençoado por Jesus Cristo. Também convém lembrar do embrião da Sociedade Auxiliadora Feminina da atual Igreja Presbiteriana do Barro: o Departamento Lídia. Ligada à SAF da IP Tejipió, teve como primeira relatora, a irª Izabel de Barros Ribeiro, esposa do Pb. Francisco; em seguida, a irª Maria de Jesus Carneiro Maranhão (In Memoriam), esposa do Dc. Osvaldo Emílio Maranhão dos Santos; depois a irª Flávia Cavalcante, esposa do Dc. Paulo Roberto de Brito Ferreira.
No centro, a irmã Izabel Ribeiro, com o grupo de evangelização da Congregação.
No início de 2006, na residência do Pr. David Falcão e sua esposa, a irª Janete Teixeira Falcão, fora criada o Departamento Lídia com uma meditação feita pelo Pb. Francisco baseada em Atos dos Apóstolos, capítulo 16, versículo 14: Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Para honra e glória do Senhor Jesus Cristo, a Congregação Presbiteriana do Barro sempre fora atuante no seu entorno, seja nas missões de evangelismo pela comunidade promovidas pelas Secretarias de Evangelização da Federação de SAFs e da SAF da IP de Tejipió, lideradas pela irª Izabel de Barros Ribeiro, seja na pregação da Palavra no imóvel alugado.
Por outro lado, o pastor David sempre demonstrou a preocupação, de que havia a necessidade de termos um local próprio para realizarmos os cultos da Congregação e da futura Igreja, pois uma vez que os recursos que arrecadávamos era basicamente para fazer face as despesas com energia, aluguel, zeladoria e manutenção do prédio, e o pouco que sobrava depositava-se em uma poupança. Em Junho de 2008, o Senhor DEUS colocou no coração da esposa do Rev. David, a irmã Janete Teixeira Falcão, a ideia de fazer uma campanha denominada “Livro de Ouro” com o objetivo de arrecadar doações exclusivamente para a compra de um local para sede da Congregação e não sendo surpresa a quantidade de irmãos que generosamente participaram, tanto que nos primeiros seis meses já havíamos arrecadado R$ 12.352,00 (doze mil, trezentos e cinquenta e dois reais).
O momento de iniciar o processo de organização em igreja estava por vir. Assim, no acampamento de carnaval da IP de Tejipió, realizado na cidade de Gravatá/PE, no ano de 2009, o Pb. Francisco levava as motivações compartilhadas com o Rev. David ao pastor da IPT, Rev. Gedeão dos Santos Ferreira. Era o início de um sonho, aos olhos humanos, impossível de alcançar: buscar recursos para aquisição de imóvel que servirá de novas instalações da futura Igreja Presbiteriana do Barro, bem como a elaboração de um Projeto de Plantação de Igreja, com estrutura e orçamento próprios, conforme se pode verificar nas palavras do Pb. Francisco, enviadas por e-mail para o irº Marco Túlio Ribeiro, no dia 9 de junho de 2009: "Meu Filho, segue em anexo um Projeto que vai ser apresentado à IPB Nacional para obtenção de recursos para plantação de Igreja. Gostaria de fazer um Projeto para a Igreja do Barro visando sua implantação, especialmente relativa a compra de um local (terreno ou casa). Peço-lhe que a partir deste faça um para a Congregação do Barro, para em torno de 3 ou 4 anos tenhamos a Igreja Presbiteriana do Barro. Tudo para Honra e Glória do Senhor Jesus Cristo, Senhor Nosso, Senhor da Igreja! Minha ideia é apresentar na Reunião do Conselho em breve. Um beijo, seu Pai."
Em Fevereiro de 2010 o Pastor David encontrou-se com a senhora Carmosina Correa, freira Carmelita, que era proprietária de uma casa no bairro sito à Rua Capitão Ponciano, nº 29, Barro, Recife/PE, CEP 50.780-040, onde funcionava uma Clinica Geriátrica; a mesma ofereceu-lhe a preferência na compra da casa, pedindo o valor de R$ 150.000,00 pelo imóvel; não tínhamos este valor em caixa, porém num ato de fé, o pastor David assumiu o compromisso de comprar a casa. Devido as ofertas que a senhora Carmosina vinha recebendo pelo imóvel em valores superiores ao que tinha ofertado ao Pastor, a mesma deu um prazo para que pudesse ser concluído o negócio, findo o mesmo a proprietária estaria desobrigada de manter a palavra empenhada. Era preciso recorrer, emergencialmente, à IPB para obtenção de empréstimo. Diante dos fatos, o Rev. David, em Abril/2010, solicitou ao Conselho da Igreja Presbiteriana de Tejipió (igreja a qual a Congregação estava vinculada), que tomasse um empréstimo a JPEF (Junta Patrimonial e Econômica Financeira) da IPB no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para complementar o dinheiro da compra da casa e fazer face as despesas com as reformas necessárias, o que foi feito, deixando claro que a Congregação assumiria o pagamento do mesmo, sem nenhum ônus para Igreja, o que vem ocorrendo até a presente data. A senhora Carmosina, posteriormente segredou que quando da finalização do processo de compra e venda do imóvel e feito o registro no Cartório de Imóveis, o pastor David Falcão lhe confessara que daquele momento em diante ele já estava pronto para ser chamado pelo Senhor nosso DEUS, pois já sabia que suas ovelhas tinham um aprisco.
Visita do Rev. David ao templo em fase final de construção, em agosto 2011.
Realizada a compra em Maio/2010, restou um saldo de R$ 28.336,00 (vinte e oito mil, trezentos e trinta e seis reais) com objetivo de reformarmos; viu-se a necessidade de demolirmos completamente. Percebe-se a necessidade de se fazer uma nova construção, o que foi realizado com o desprendimento de muitos irmãos que continuaram contribuindo com o “Livro de Ouro”; as contribuições de dízimos e ofertas aumentaram de forma que do período de Maio/2010 a Dezembro de 2011 pudemos destinar à construção o valor de R$ 92.418,69 (Noventa e dois mil, quatrocentos e dezoito reais e sessenta e nove centavos), sendo também nos ofertado pela Igreja Presbiteriana de Tejipió o valor de R$ 45.500,00 (quarenta e cinco mil e quinhentos reais), chegando ao montante somado ao saldo que tínhamos de R$ 166.254,69 (cento e sessenta e seis mil, duzentos e cinquenta e quatro reais e sessenta e nove centavos).
Dc. Paulo Roberto, em maio 2006
Aqui destaca-se a atuação do Dc. Paulo Roberto de Brito Ferreira, o nosso engenheiro como dizia o Pr. David Falcão. Durante a construção, Deus usou as mãos e habilidades do Dc. Paulo para multiplicar os recursos de construção civil e apoio de recursos humanos. Um milagre do nosso Deus. Com a chegada do ano de 2011, muitos acontecimentos dolorosos. Em 8 de março de 2011, a irª Maria de Jesus Carneiro Maranhão falece. Ela era esposa do Dc. Osvaldo Emílio Maranhão dos Santos. Uma verdadeira crente atuante na obra desde os anos iniciais da Congregação do Barro. Em 11 de julho de 2011 chega a vez do nosso amado irmão Pb. José Francisco Ribeiro Filho partir, após quase 18 longos meses de luta contra um câncer. Um crente fiel e comprometido com a obra do Senhor. Ele era marido da nossa irmã Izabel de Barros Ribeiro. Em 25 de setembro de 2011 há o culto inaugural das instalações novas da Congregação Presbiteriana do Barro, sendo o último culto realizado nas instalações anteriores em 18 de setembro de 2011. Na ocasião da inauguração, o nosso Pr. David Falcão, bastante doente, juntamente com sua esposa, irª Janette Teixeira Falcão, corta o laço.
Culto inaugural da Congregação Presbiteriana do Barro,
em 25 de setembro de 2011
Oficialmente estão inauguradas as novas instalações. Em 6 de dezembro do mesmo ano, Deus convoca a sua presença o seu servo, Pr. David, após aproximadamente 12 meses de luta pela vida. Um homem que se dedicou exclusivamente à obra do Senhor. Por outro lado, a Palavra nos conforta: Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Rm 8:38 e 39; Temos o conforto que nossos irmãos que partiram estão nos braços do Pai Celeste, na Glória. Hoje contamos com uma membresia de 37 membros, 15 crianças e 20 congregados; contamos com um coral, Coral Reverendo David Falcão; temos Sociedades domésticas fortes (SAF, UPH e UPA); brevemente estaremos organizando a UMP formada por um grupo de jovens talentosos que com seus instrumentos musicais acompanham a Igreja na adoração por meio da música. Enfim, um novo momento está para nascer na história da Congregação Presbiteriana do Barro: A organização em Igreja Presbiteriana. 5 de janeiro de 2013 é uma data para não ser esquecida. É um sonho se tornando realidade. Porém, uma realidade que foi construída baseada em muita oração e misericórdia do Senhor Jesus Cristo. Não nos esqueçamos de nossa história. Não nos esqueçamos da seguinte questão levantada pelos nossos fundadores: Qual é a missão da Igreja? De fato, a Igreja Presbiteriana do Barro é um milagre do nosso Deus.
Templo da Igreja Presbiteriana do Barro, Recife-PE, em Janeiro/2013
Recife, 05 de janeiro de 2013
Marco Túlio José de Barros Ribeiro
Paulo Roberto de Brito Ferreira
A Congregação Presbiteriana do Barro está situada na Rua Capitão Ponciano, nº 29 - Barro - Recife-PE. Venha conhecer este trabalho!
Agenda de Atividades:
Domingo:
9h - Escola Dominical
18h - Culto Público de Adoração
Segunda:
15h - Jardim de Oração
Terça:
19h30 - Reunião de Oração
Quinta:
19h30 - Culto de Doutrina
Sexta:
19h30 - Culto da Família nos Lares
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir