TEXTO BÍBLICO: "Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus" (Romanos 14:10). "Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo" (II Coríntios 5:10). "Quando vier o Filho do homem na sua majestade e todos os anjos com Ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e Ele separará um dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; a porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me deste de comer; tive sede, e me deste de beber; era forasteiro e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizeste a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de beber; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna" (Mateus 25:31-46). “Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram os livros. Ainda outro livro, o livro da vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo”(Apocalipse 20:11-15).
INTRODUÇÃO: Razões porque devemos estudar o Apocalipse:
1. Porque é uma Revelação, uma Descoberta;
2. Porque uma bênção especial é prometida àqueles que o lêem e obedecem;
3. Porque ele alcança mais longe do que qualquer outro livro da Bíblia;
4. Porque ele diz tudo acerca de Cristo;
5. Porque sem ele a Bíblia não poderia propriamente ser compreendida;
6. Porque o simbolismo do Livro é Bíblico;
7. Porque nos revela o último triunfo do Direito no seu longo período de conflito com o erro.
1ª FASE – O TRIBUNAL DE CRISTO: Na última semana profética de Daniel, com o Arrebatamento da Igreja - Julgamento para Galardão.
2ª FASE - O JULGAMENTO DAS NAÇÕES:
a) Depois da Celebração das Bodas do Cordeiro;
b) Depois da destruição da Besta e do Falso Profeta;
c) Recompensa para aqueles que acolheram os crentes durante a Grande Tribulação;
d) Separação das ovelhas dos bodes: Dos que aceitaram a Pregação do Evangelho do Reino (os 144 mil) e não usaram o sinal da Besta;
e) Este julgamento é dos vivos - crentes e incrédulos.
3ª FASE – O JUÍZO FINAL - O GRANDE TRONO BRANCO:
a) Julgamento dos ímpios, depois da Segunda Ressurreição;
b) É importante frisar-se que este julgamento abrange apenas os ímpios que já morreram em sua incredulidade;
c) Este julgamento não será aqui na Terra, pois a mesma foi destruída com a aniquilação total de Satanás depois do Milênio. "Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas" (II Pedro 3:10). Por conseqüência, haverá Novos Céus e Nova Terra, que é o estado final.
CONCLUSÃO:
a) Os crentes, ou melhor, a Igreja de Deus estará livre da Grande Tribulação;
b) Só tomarão parte dela os Judeus e todos aqueles que professam o nome de Jeová.
Nenhum comentário:
Postar um comentário