quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

A FÉ



TEXTO BÍBLICO: "Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco”(Marcos 11:22-24).

INTRODUÇÃO: Consagração a Deus e fé nEle devem caracterizar todos os servos de Deus. E quem poderá dizer de que é capaz quem tem tais características? Há muitos crentes em Jesus, mas poucos lhe são consagrados. Menos ainda são os que realmente provam a fidelidade de Deus em cumprir todas as suas promessas. 

I – A NATUREZA DA FÉ: "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem" (Hebreus 11:1). A fé reconhece as coisas invisíveis e age como se fossem vistas. Foi assim que Noé fez a arca. "Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé"(Hebreus 11:7). Foi assim que Moisés deixou o Egito.  "Pela fé, ele (Moisés) abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível" (Hebreus 11:27). "Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram" (João 20:29). Pela fé Jacó desejou a primogenitura. "Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura" (Gênesis 25:31). E porque Esaú não pode ver seu valor é que desprezou e vendeu. "Porque com o coração se crê para justiça..." (Romanos 10:10). Deus julga o coração. Uma mente esclarecida não é evidência de um coração crente.

II - O OBJETO DA FÉ: "Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus" (Marcos 11:22). Devemos usar os meios, mas os meios não devem ser o objeto de nossa confiança. Eles são apenas os fossos que nós cavamos. Deus é que os enche. "Este disse: Assim diz o Senhor: Fazei, neste vale, covas e covas. Porque assim diz o Senhor: Não sentireis vento, nem vereis chuva; todavia, este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, e o vosso gado, e os vossos animais. Isto é ainda pouco aos olhos do Senhor; de maneira que também entregará Moabe nas vossas mãos. Ferireis todas as cidades fortificadas e todas as cidades principais, e todas as boas árvores cortareis, e tapareis todas as fontes de água, e danificareis com pedras todos os bons campos. Pela manhã, ao apresentar-se a oferta de manjares, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom; e a terra de encheu de água. Ouvindo, pois, os moabitas que os reis tinham subido para pelejar contra eles, todos os que cingiam cinto, desde o mais novo até o mais velho, foram convocados e postos nas fronteiras. Levantando-se de madrugada, em saindo o sol sobre as águas, viram os moabitas defronte deles as águas vermelhas como sangue. E disseram: Isto é sangue; certamente, os reis se destruíram e se mataram um ao outro! Agora, pois, à presa, ó Moabe! Porém, chegando eles ao arraial de Israel, os israelitas se levantaram e feriram aos moabitas, os quais fugiram diante deles; entraram os israelitas na terra e também aí feriram os moabitas" (II Reis 3:16-25). Podemos ter certeza de que Deus cumprirá toda a promessa que fez, porque "fiel é Deus". "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar" (I Coríntios 10:13). Diz Ele: "Mas jamais retirarei dele a minha bondade, nem desmentirei a minha fidelidade" (Salmo 89:33). E ainda: "Não violarei a minha aliança, nem modificarei o que os meus lábios proferiram" (Salmo 89:34). Pode alguém duvidar de seu poder? Nada é impossível a Deus. "Eis que Eu sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim? (Jeremias 32:27). O objeto de nossa fé é aquele que não pode mentir. "Na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos" (Tito 1:2). Aquele que não pode mudar. "Porque Eu, o Senhor, não mudo..." (Malaquias 3:6). Aquele que não pode falhar. "Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo de Israel, segundo tudo o que prometera; nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas, feitas por intermédio de Moisés, seu servo" (I Reis 8:56).

III - A BASE DA FÉ: A Palavra de Deus é viva e permanece para sempre: "Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente" (I Pedro 1:23). Devemos crer, como diz a Escritura: "Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva" (João 7:38). "Toda palavra de Deus é pura; Ele é escudo para os que nele confiam" (Provérbios 30:5). Não há nela nenhuma escória, nada que deva ser lançado fora. Ela tem de ser recebida exatamente como foi dada. Devemos desejar o simples leite da Palavra. Muitos procuram prepará-lo antes de recebê-lo. Tentam refinar aquilo que Deus já fez puro. A Palavra não é somente pura, mas firme: "Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração" (II Pedro 1:19). A Palavra do Senhor permanecerá para sempre: "Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas, a palavra de nosso Deus permanece eternamente" (Isaías 40:8). Para sempre ela permanece no céu: "Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu" (Salmo 119:89). Portanto, a base da nossa fé é tão firme, fiel e verdadeira como o seu objeto.

IV - O EXERCÍCIO DA FÉ: "Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia" (Hebreus 11:8). Ele tinha apenas a Palavra de Deus como acontece conosco. Calebe cria em Deus quando disse: "Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela" (Números 13:30). Deus tinha prometido dar-lhes a terra e ele creu, embora as dificuldades fossem tão grandes quão inumeráveis. Pedro cria quando disse: "Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes" (Lucas 5:5). A sua Palavra era tudo o que ele tinha, mas era suficiente. E ele até se aventurou a andar sobre as ondas ao ouvir o "Vem" de Jesus. Paulo exerceu fé quando disse: "Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito" (Atos 27:25). Tu o crês?

V - O ENCORAJAMENTO DA FÉ: "Respondeu-lhe Jesus: Não te disse Eu que, se creres, verás a glória de Deus?" (João 11:40). Abraão creu e viu. E Calebe? Pedro creu e viu uma grande pescaria. Qual foi o testemunho de Josué?  "Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu" (Josué 21:45). Qual foi o testemunho de Salomão quatrocentos anos depois? "Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo de Israel, segundo tudo o que prometera; nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas, feitas por intermédio de Moisés, seu servo" (I Reis 8:56). Os discípulos foram e acharam tudo como Jesus havia lhes dito: "Saíram, pois, os discípulos, foram à cidade e, achando tudo como Jesus lhes tinha dito, prepararam a Páscoa" (Marcos 14:16). Se eles não tivessem ido não teriam tido ocasião de verificar a fidelidade de sua palavra. Existirá um único caso em que a fé ficou decepcionada em toda a revelação de Deus? E se não, haverá jamais algum caso?

VI - A NECESSIDADE DA FÉ: Tende fé em Deus. Ele não pode realizar muitas obras maravilhosas através de nós por causa de nossa incredulidade. "E Ele lhes respondeu: Por causa da pequenez  da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível" (Mateus 17:20). "E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis" (Mateus 21:22). Tudo é vosso, e vós de Cristo. Isto ou é verdade ou não é. Se não é verdade, não podemos ter confiança em Deus. Se é verdade, por que não o será em nossa experiência? Não terá Jesus direito de dizer a nosso respeito: "Então, lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!"  (Lucas 24:25). Encaremos a pergunta: "Tendo Ele entrado em casa, aproximaram-se os cegos, e Jesus lhes perguntou: Credes que Eu posso fazer isso? Responderam-lhe: Sim, Senhor!" (Mateus 9:28). Se Ele te pode dizer: "Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã" (Mateus 15:28).

VII - O RESULTADO DA FÉ: Muitos resultados maravilhosos estão registrados em Hebreus 11. Impossível seria mencionar todas as possibilidades da fé, uma vez que está escrito: "Então, disse Jesus ao centurião: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo foi curado" (Mateus 8:13). Não há limites. Nós mesmos é que nos estreitamos: "Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê." (Marcos 9:23). Elias orou, e deixou de chover por três anos e meio. Orou novamente e o céu deu chuva: "Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos, e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos" (Tiago 5:17-18). Ezequias confiou em Deus e não houve nenhum rei que lhe fosse semelhante: "Confiou no Senhor, Deus de Israel, de maneira que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele" (II Reis 18:5). Não existe hoje ninguém que se compare aos que confiam em Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário