quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

O DIA DA DECISÃO


TEXTO BÍBLICO: "Apressai-vos, e vinde, todos os povos em redor, e congregai-vos; para ali, ó Senhor, fazes descer os teus valentes. Levantem-se as nações e sigam para o Vale de Josafá; porque ali me sentarei para julgar todas as nações em redor. Lançai a foice, porque está madura a seara; vinde, pisai, porque o lagar(tanque onde se pisam as uvas para fazer vinho) está cheio, os seus compartimentos transbordam, porquanto a sua malícia é grande. Multidões, multidões no Vale da Decisão!  Porque o Dia do Senhor está perto, no Vale da Decisão. O sol e a lua se escurecem, e as estrelas retiram o seu resplendor. O Senhor brama(grita) de Sião e se fará ouvir de Jerusalém, e os céus e a terra tremerão; mas o Senhor será o refúgio do seu povo e a fortaleza dos filhos de Israel. Sabereis, assim, que Eu sou o Senhor, vosso Deus, que habito em Sião, meu santo monte; e Jerusalém será santa; estranhos não passarão mais por ela. E há de ser que, naquele dia, os montes destilarão mosto (gotejarão vinho novo), e os outeiros (pequenos montes) manarão (brotarão) leite, e todos os rios de Judá estarão cheios de água; sairá uma fonte da Casa do Senhor e regará o Vale de Sitim (Vale de Citim, ou Josafá, ou da Decisão). O Egito se tornará uma desolação (ruína), e Edom (descendentes de Esaú; hoje estaria na Jordânia) se fará um deserto abandonado, por causa da violência que fizeram aos filhos de Judá, em cuja terra derramaram sangue inocente. Judá, porém, será habitada para sempre, e Jerusalém, de geração em geração. Eu expiarei (pagarei a dívida) o sangue dos que não foram expiados, porque o Senhor habitará em Sião”(Joel 3:11-21).


INTRODUÇÃO: Todos nós temos em nossa vida dias decisivos, os quais, muitas vezes, mudam completamente o rumo de nossa existência. Nesta última guerra havia o chamado Dia "D", o Dia da Vitória. Também temos em nossa vida extra mundana o nosso dia decisivo. 


I – O  DIA DE JUÍZO: 

a) A Atitude do mancebo (jovem)rico. "E eis que alguém, aproximando-se, lhe perguntou: Mestre, que farei eu de bom , para alcançar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém. entrar na vida, guarda os mandamentos. E ele lhe perguntou: Quais? Respondeu Jesus: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho; honra a teu pai e tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Replicou-lhe o jovem: Tudo isso tenho observado; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades" (Mateus 19:16-22).

b) A incredulidade dos ímpios.

c) O Juízo Final e suas sentenças.

d) A matança do Vale de Josafá.

e) A perdição eterna.


II - O DIA DE VITÓRIA: 

a) "Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso" (Lucas 23:43).

b) "Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão somente o Pai" (Mateus 24:36).

c) "Eis que vem dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor" (Amós 8:11).

d) "E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa" (Lucas 19:5).


CONCLUSÃO: 

a) "(porque Ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eia, agora, o dia da salvação)" (II Coríntios 6:2).

b) "De novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração" (Hebreus 4:7).

c) "Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão" (Lucas 19:9).


OBSERVAÇÃO: Referência a visita ao Sr ALBINO GOMES DOS SANTOS, Rua Barão do Triunfo, 808, que teria acesso pelo ônibus da Empresa St Moritz, descendo na Gibóia de Ouro, onde residiria uma rapaz cego.


Nenhum comentário:

Postar um comentário