TEXTO BÍBLICO: “Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás.
Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram. Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo. Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia. E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso. Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência,
Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações. Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia. Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas. Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar” (Hebreus 4:1-13).
I – O CARÁTER DA PALAVRA DE DEUS:
a) A Palavra de Deus é viva;
b) A Palavra de Deus é poderosa;
c) A Palavra de Deus é aguda;
d) A Palavra de Deus é penetrante.
II – A AMPLITUDE DA PALAVRA DE DEUS:
a) O coração do homem;
b) O campo das consciências humanas.
III – A REVELAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS: A Palavra de Deus dá:
a) Revelação objetiva de Deus, do homem, do pecado, da salvação, da eternidade;
b) Revelações subjetivas:
- de irregularidades internas,
- das descrenças.
IV – A REVELAÇÃO IRRESTRITA DA PALAVRA DE DEUS: É especialmente de revelações internas que este versículo se ocupa. Ele nos diz que a Palavra de Deus revela a descrença:
a) Encontre-se ela em quem se encontrar;
b) Seja qual for a forma em que ela apareça;
c) Por mais profundamente situada que ela se possa achar;
d) Por mais habitualmente escondida ou camuflada que ela possa estar;
e) Por mais antiga e duradoura que ela possa ter sido.
OBSERVAÇÃO: Este sermão foi pregado em Lajinha/MG, no mês de outubro de 1957, baseado nas referências escritas à caneta em seu verso:
- Bênção Nupcial: CARANDAI FLORINDO DE FREITAS e EDIR MIRANDA QUADROS – dia 3/10/57 – Ibatiba (na época, distrito de Iúna/ES), vizinha a Lajinha/MG.
- Cerimônia Civil: ELISEU PINHEIRO DE OLIVEIRA (Filhos de L Pinheiro de Oliveira e de Idalina Pinheiro de Oliveira) e CREUSA RAPOSO DA SILVA (Odorico Raposo dos Santos, falecido, e Bonifácia Quirino da Silva) – dia 26/10/57, quinta-feira, em Lajinha/MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário