TEXTOS BÍBLICOS: “Segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado. Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o seu ministério, a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade. Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor, com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (I Timóteo 1:11-15). “E, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia. Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com amor que está em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós” (II Timóteo 1:12-14).
INTRODUÇÃO: Missão sublime e gloriosa que se outorgou ao ser humano pelo Deus Infinito: O Ministério Sagrado! “Anjo da Igreja”, “Atalaia”, “Semeador”, “Obreiro”, “Profeta”, “Embaixador”, “Enviado”, “Estrelas”, “Apóstolos”, etc. À Timóteo, jovem ministro e filho na fé de Paulo, o grande apóstolo, apresentou o sublime valor de sua vocação suprema, retratando a glória do serviço cristão. O Ministério Evangélico é uma gloriosa vocação:
I - POR CAUSA DAQUELE QUE NOS CHAMOU – O verdadeiro ministério não é uma mera profissão, mas uma chamada divina. Exemplos: Moisés, Amós, Isaías, Jeremias, João Batista, Paulo, etc.
II - POR CAUSA DA MENSAGEM – Nosso tema é “boas novas”, não advertência ou condenação, mas “a graça de Deus em Cristo”. Boas Novas, gloriosas novas sobre um Deus de amor, sobre os pecados expiados, sobre a extinção da morte e da vitória sobre o túmulo. Boas novas que o mundo hoje necessita urgentemente!
III – POR CAUSA DO GALARDÃO -
1) Recompensa Pessoal: No sentido subjetivo. Desenvolvimento espiritual e fortalecimento do caráter. As recompensas temporais são muito mais que as pecuniárias. Ministros há que percebem salários baixos, mas no entanto, conhecem o gozo da conversão de almas.
2) Recompensa Eterna: Nós esperamos ouvir do Senhor estas palavras: “Bem está, servo bom e fiel”. A antecipação deste galardão é exemplificada pelo canto de cisne do grande apóstolo Paulo: “Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partido é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda” (II Timóteo 4:6-8).
IV – CONSELHOS PRÁTICOS:
1) Aos Ministros:
a) Conversação: “Mantém o padrão das sãs palavras...” (II Timóteo 1:13).
b) Fidelidade Doutrinária: “Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós” (II Timóteo 1:14).
c) Cumprimento do Dever: “Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas”(II Timóteo 2:5).
d) Meta do Ministério: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”(II Timóteo 2:15).
e) Paciência na Tribulação: “Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus”(II Timóteo 2:3).
2) À Igreja:
a) Obediência aos Pastores: “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros (Hebreus 13:17).
b) Lembrar-se do Pastor: “Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a Palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram”(Hebreus 13:7).
c) Respeito aos Pastores: “Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros (I Tessaloniceses 5:12).
CONCLUSÃO: “Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações e na sua glória vos gloriareis” (Isaías 61:6).
O QUE É VOCAÇÃO?
Etimologicamente, significa chamamento para algo. A vocação é a aptidão ou disposição para determinado estado ou atividade; costuma acompanhar-se de um atrativo ou inclinação.
A vocação é a missão que o Criador gravou no íntimo de nosso ser e que se manifesta primaria e constantemente pelos dotes ou disposições e, secundariamente, e com frequência, pelas inclinações ou atrativos de cada um.
“Porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis” (Romanos 11:29).
“Cada um permaneça na vocação em que foi chamado” (I Coríntios 7:20).
“Por isso, também não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos torne dignos da sua vocação e cumpra com poder todo propósito de bondade e obra de fé, a fim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós, nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo” (II Tessalonicenses 1:11-12).
“Que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos” (II Timóteo 1:9).
“Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus” (Hebreus 3:1).
“Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum” (II Pedro 1:10).
Nenhum comentário:
Postar um comentário