sábado, 12 de setembro de 2015

A BELEZA DO ARREPENDIMENTO E A SUBLIMIDADE DO PERDÃO



TEXTO BÍBLICO
“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome; venha o Teu reino; faça-se a Tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixe cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois Teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]! Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6:9-15).

     INTRODUÇÃO: Nada mais belo é neste mundo do que o arrependimento e mais sublime do que o perdão. “O errar é humano, o perdoar é divino”.

     I – O FILHO PRÓDIGO: O CRENTE DESVIADO
     “Pai, pequei contra o céu e diante de ti” (Lucas 15:18b).
     Consequência: “Trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se” (Lucas 15:23-24).

     II – ZAQUEU O PUBLICANO: O PECADOR CONVERTIDO
     “Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais” (Lucas 19:8).
     Consequência: “Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão” (Lucas 19:9).

     III – SAULO DE TARSO: O PERSEGUIDOR FANÁTICO
     “E, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?” (Atos 9:4).
     Consequência:      “Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel” (Atos 9:15).

     CONCLUSÃO
a) O perdão é sublime: “Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento” (Lucas 15:7). “Bem aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto” (Salmo 32:1). “Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia” (Salmo 103:3-4).
b) O arrependimento é humano: “Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento” (Lucas 5:32). “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (II Pedro 3:9). “Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Marcos 1:14-15). “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38).



Nenhum comentário:

Postar um comentário