sexta-feira, 17 de maio de 2013

A DESTRUIÇÃO DO MUNDO PELO FOGO



TEXTOS BÍBLICOS:
“Está perto o grande Dia do Senhor; está perto e muito se apressa. Atenção! O Dia do Senhor é amargo, e nele clama até o homem poderoso. Aquele dia é dia de indignação, dia de angústia e dia de alvoroço e desolação, dia de escuridade e negrume, dia de nuvens e densas trevas, dia de trombeta e de rebate contra as cidades fortes e contra as torres altas. Trarei angústia sobre os homens, e eles andarão como cegos, porque pecaram contra o Senhor; e o sangue deles se derramará como pó, e a sua carne será atirada como esterco. Nem a sua prata nem o seu ouro os poderão livrar no dia da indignação do Senhor, mas, pelo fogo do seu zelo, a terra será consumida, porque, certamente, fará destruição total e repentina de todos os moradores da terra.” (Sofonias 1:14-18).
     “Na tua força, Senhor, o rei se alegra! E como exulta coma tua salvação! Satisfizeste-lhe o desejo do coração e não lhe negaste as súplicas dos seus lábios. Pois o supres das bençãos de bondade; pões-lhe na cabeça uma coroa de ouro puro. Ele te pediu vida, e tu lha deste; sim, longevidade para todo o sempre. Grande lhe é a glória da tua salvação; de esplendor e majestade o sobrevestiste. Pois o puseste por benção para sempre e o encheste de gozo com a tua presença. O rei confia no Senhor e pela misericórdia do Altíssimo jamais vacilará. A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua destra apanhará os que te odeiam. Tu os tornarás como em fornalha ardente, quando te manifestares; o Senhor na sua indignação, os consumirá, o fogo os devorará. Destruirás da terra a sua posteridade e a sua descendência, de entre os filhos dos homens. Se contra ti intentarem o mal e urdirem intrigas, não conseguirão efetuá-los; porquanto lhes farás voltar as costas e mirarás o rosto deles com o teu arco. Exalta-te, Senhor, na tua força! Nós cantaremos e louvaremos o teu poder!” (Salmos 21:1-13).

     INTRODUÇÃO
     “Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor do Senhor, mas pelo fogo do seu zelo toda esta terra será consumida, porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada”. (Sofonias 1:18)

     I - DESTRUIÇÃO DOS HOMENS ÍMPIOS
     “Tu os farás como um forno aceso, quando te manifestares; o Senhor os devorará na sua indignação, e o fogo os consumirá.” (Salmos 21:9). “Caiam sobre eles brasas vivas, sejam atirados ao fogo, lançados em abismos para que não mais se levantem. O caluniador não se estabelecerá na terra; ao homem violento, o mal o perseguirá com golpe sobre golpe.” (Salmos 140:10-11)

     II – OS ÍMPIOS NÃO CREEM NISTO, SENÃO TARDIAMENTE
     “Senhor, a tua mão está levantada, mas nem por isso {os ímpios} a veem; porém verão o teu zelo pelo povo e se envergonharão; e o teu furor por causa dos teus adversários, que os consuma.” (Isaías 26:11)
     “tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra de Deus, pela qual veio perecer o mundo daquele tempo, afogado em água. Ora, os ceús que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios.” (II Pedro 3:3-7)
     “e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando de céu se manisfestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder.” (II Tessalonicenses 1:7-9)
     “Nesses dias, dirão aos montes: Caí sobre nós! E aos outeiros: Cobri-nos!” (Lucas 23:30)

     III – DESTRUIÇÃO DA SUPERFÍCIE DO MUNDO
     “Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, nos quais os ceús passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.” (II Pedro 3:10)
     “Porque eis que o Senhor virá em fogo, e os seus carros, como um torvelinho, para tornar a sua ira em furor e a sua repreensão, em chamas de fogo, porque com fogo e com a sua espada entrará o Senhor em juízo com toda a carne; e serão muitos os mortos da parte do Senhor.” (Isaías 66:15-16)
     “Meterei fogo em Magogue e nos que habitam seguros nas terras do mar; e saberão que sou o Senhor.” (Ezequiel 35:6-7)
     “Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor. E acontecerá que todo que invocar o nome do Senhor será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o Senhor prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar.” (Joel 2: 30-32)
     “Todas as suas imagens de escultura serão despedaçadas; e todos os salários de sua impureza serão queimados, e de todos os seus ídolos eu farei uma ruína, porque do preço da prostituição os ajuntou, e a este preço volverão.” (Miqueias 1:7)

     IV – ADVERTÊNCIA SOLENE
     “Esperai-me, pois, a mim, diz o Senhor, no dia em que eu me levantar para o despojo; porque a minha resolução é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre eles fazer cair a minha maldição e todo o furor da minha ira; pois toda esta terra será devorada pelo fogo do meu zelo.” (Sofonias 3:8)
     “Em toda a terra, diz o Senhor , dois terços dela serão eliminados e perecerão, mas a terceira parte restará nela. Farei passar a terceira parte pelo fogo, e a purificarei como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro; ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi, é meu povo, e ela dirá: O Senhor é meu Deus.” (Zacarias 13:8-9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário