TEXTO BÍBLICO: "Partindo Jesus dali [Genesaré], retirou-se para os lados de Tiro e Sidom. E eis que uma mulher cananeia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada. Ele, porém não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós. Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me! Então, Ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos. Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã”(Mateus 15:21-28).
INTRODUÇÃO: Ela era grega, de origem siro-fenícia, e habitava em Canaã, nas terras de Tiro e Sidom. O seu comportamento foi elogiado por Jesus, no exercício de uma fé extraordinária que maravilhou o Filho de Deus.
I - ELA TINHA CONHECIMENTO DA PESSOA PROFÉTICA DE CRISTO: Ela o chamou de "Filho de Davi" (Mateus 15:22), da mesma maneira que na sua entrada triunfal em Jerusalém - "E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!" (Mateus 21:9). Os escribas também o chamavam de "Filho de Davi" - "Jesus, ensinando no templo, perguntou: Como dizem os escribas que o Cristo é filho de Davi? O próprio Davi falou, pelo Espírito Santo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que Eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés" (Marcos 12:35). Logo, esta mulher tinha doutrina e sabia quem era Jesus; ela o adorou (Mateus 15:25).
II - ELA PROCUROU A PESSOA E LUGAR CERTOS: É comum nos dias atuais buscar-se a Jesus nos lugares errados, e vice-versa. Muitos acham que Jesus está, exclusivamente, em determinada denominação evangélica, o que não é verdade. Esta mulher procurou Jesus, pessoa apta para resolver seu problema, no lugar certo, isto é, numa casa onde Cristo se hospedara - "Levantando-se, partiu dali para s terras de Tiro [e Sidom]. Tendo entrado numa casa, queria que ninguém o soubesse; no entanto, não pode ocultar-se" (Marcos 7:24)
III - ELA SABIA O QUE PEDIR A JESUS - OBJETIVIDADE: Ela foi objetiva no seu pedido de ajuda ao Mestre - "Minha filha está horrivelmente endemoninhada" (Mateus 15:22). Era um mal espiritual.
IV - ELA FOI PERSEVERANTE EM SEU OBJETIVO: Ela seguiu a orientação de Jesus de "orar sempre e nunca esmorecer" (Lucas 18:1). Enfrentou o silêncio de Jesus (Mateus 15:23); o seu argumento (Mateus 15:26-27); e foi recompensada (Mateus 15:28), sendo expelido o demônio de sua filha - "Voltando ela para sua casa, achou a menina sobre a cama, pois o demônio a deixara" (Marcos 7:30).
CONCLUSÃO: Jesus elogiou a fé daquela mulher (Mateus 15:28 e Marcos 7:29). Mas, um de seus apóstolos, Ele o censurou - Tomé - "E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente" (João 20:27); incrédulos, eram também, seus irmãos [de Jesus] - "Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele" (João 7:5).
PEDRO ERNESTO E AURORA : SENTIMO-NOS IMENSAMENTE PRESENTIADOS .
ResponderExcluirEU AURORA CELESTE EMERICK PORTO DE CARVALHO CONHECI O PASTOR AINDA SOLTEIRA, E HJ PUDE UTILIZAR DESTA PRECIOSIDADE PRA MINISTRAR A PALAVRA, NÃO TENHO FORMAÇÃO TEOLÓGICA, POREM APRENDI MUIO E VOU CONTINUAR COM A GRAÇA DE DEUS ABRAÇO IRMÃO NO AMOR DO PAI.