TEXTO BÍBLICO: “Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos e ouvi um dos quatro seres viventes dizendo, como se fosse voz de trovão: Vem! Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer. Quando abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizendo: Vem! E saiu outro cavalo, vermelho; e ao seu cavaleiro, foi-lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros; também lhe foi dada uma grande espada. Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizendo: Vem! Então, vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão. E ouvi uma como que voz no meio dos quatro seres viventes dizendo: Uma medida de trigo por um denário [moeda romana de prata - equivalente a um dia de trabalho]; três medidas de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho. Quando o Cordeiro abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizendo: Vem! E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o Inferno o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com a mortandade e por meio das feras da terra” (Apocalipse 6:1-8).
INTRODUÇÃO: Estes quatro cavaleiros estão sob as ordens de Deus e do Seu Filho a fim de executar os seus juízos (Apocalipse 5:1-14). Vejamos:
I – CAVALO BRANCO E SEU CAVALEIRO: “Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer” (Apocalipse 6:2). A cor branca simboliza a paz; o arco sem flecha indica que , embora militarmente forte, fará sua conquista por meio da diplomacia. Uma vez que ele usa uma coroa, sabemos que ele é bem sucedido em seus esforços. E quem é este cavaleiro sobre um cavalo branco? Não pode haver dúvida de que ele é o Anticristo, e que, por meio de engano e manobras astutas, trará uma falsa paz ao mundo. Mas esta paz não será duradoura. "Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele" (Daniel 9:27). "Este rei fará segundo a sua vontade, e se levantará, e se engrandecerá sobre todo deus; contra o Deus dos deuses falará coisas incríveis e será próspero, até que se cumpra a indignação; porque aquilo que está determinado será feito" (Daniel 11:36). "Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda)" (Mateus 24:15).
II – CAVALO VERMELHO E SEU CAVALEIRO: “E saiu outro cavalo, vermelho; e ao seu cavaleiro, foi-lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros; também lhe foi dada uma grande espada” (Apocalipse 6:4). Este selo representa uma grande conflagração, que podemos chamar de Terceira Guerra Mundial. Quando os "três reis" de Daniel 11:27-31 ("Também estes dois reis se empenharão em fazer o mal e a uma só mesa falarão mentiras; porém isso não prosperará, porque o fim virá no tempo determinado. Então, o homem vil tornará para sua terra com grande riqueza, e o seu coração será contra a santa aliança; ele fará o que lhe aprouver e tornará para sua terra. No tempo determinado, tornará a avançar contra o Sul; mas não será nesta última vez como foi na primeira, porque virão contra ele navios de Quitim [provavelmente seja a Ilha de Chipre], que lhe causarão tristeza; voltará e se indignará contra a santa aliança, e fará o que lhe aprouver; e, tendo voltado, atenderá aos que tiverem desamparado a santa aliança. Dele sairão forças que profanarão o santuário, a fortaleza nossa, e tirarão o sacrifício diário, estabelecendo a abominação desoladora") se opuserem ao Anticristo, ele responderá de forma implacável, esmagando rapidamente seus inimigos e trazendo morte à terra em escala maciça nunca antes conhecida. É fácil imaginarmos a realidade por trás deste segundo selo. A capacidade das armas modernas para infligir destruição aos inimigos é bem conhecida, mas extrapola a compreensão. Somente com o advento da era atômica tornou-se possível trazer esta espécie de destruição inimaginável, capaz de atingir rapidamente as mais remotas áreas do globo terrestre. Uma vez que Cristo vai retornar a uma terra povoada, Ele deverá retornar logo, ou algum homem ou nação tentará destruir toda a humanidade. Tal holocausto é agora concebível pela primeira vez na história humana. Certamente, isto deve apontar para uma breve vinda de Jesus Cristo!
III – CAVALO NEGRO E SEU CAVALEIRO: “Então, vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão. E ouvi uma como que voz no meio dos quatro seres viventes dizendo: Uma medida de trigo por um denário [moeda romana de prata - equivalente a um dia de trabalho]; três medidas de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho” (Apocalipse 6:5-6). Inflação incontrolável - conseqüência comum da guerra. O Apocalipse 6:5-6 mostra que um homem teria de trabalhar o dia todo a fim de conseguir o alimento suficiente para comer, nada sobrando para sua família ou os idosos. Por outro lado, a advertência para não danificar "o azeite e o vinho" - símbolos de riqueza - indica que o rico passará bem. Este terceiro cavaleiro do Apocalipse, que cavalga no começo da Grande Tribulação, trará uma alta taxa de mortandade e doenças. O cavalo que ele cavalga é um símbolo evidente de fome e doença, que geralmente sucedem a guerra. Tudo o que é necessário para que as pragas da Grande Tribulação varram este planeta, como a Escritura ensina que farão, é o Arrebatamento da Igreja por Cristo, o Anticristo assinar sua aliança com Israel e os quatro cavaleiros começarem sua marcha para a destruição.
IV – CAVALO AMARELO E SEU CAVALEIRO: “E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o Inferno o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com a mortandade e por meio das feras da terra” (Apocalipse 6:8). Por que o quarto cavalo amarelo? Porque sua aparência pálida simboliza a morte. Um quarto da população - bem acima de um bilhão de pessoas - morrerá como resultado da Terceira Guerra Mundial. A imagem da Morte seguida pelo Inferno mostra que os mortos são descrentes, porque na morte os crentes judeus não vão para o inferno, mas diretamente para o lado do Salvador Jesus!
CONCLUSÃO: Todos estes Cavaleiros do Apocalipse agirão após o Arrebatamento da Igreja. Ao se findar os sete anos das 70ª semana de Daniel, então Jesus e sua Igreja regressarão à Terra, e o Anticristo, o Falso Profeta e Satanás serão derrotados. "Então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda" (II Tessalonicenses 2:8).
OBSERVAÇÃO: Sermão baseado no Livro "ESTAMOS VIVENDO OS ÚLTIMOS DIAS?", dos Autores Tim Lahaye e Jerry B. Jenkins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário