sexta-feira, 20 de abril de 2018

A IGREJA ESPIRITUAL



TEXTO BÍBLICO: “Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes [ficaram sensibilizados] o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, e no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” (Atos 2:37-47).

     INTRODUÇÃO: Já ouvimos uma mensagem sobre a solução do problema moral de nossa pátria, defendendo a tese da transformação espiritual de cada brasileiro pela aceitação do evangelho. Como consequência, poderíamos ser, não muito distante, uma grande e poderosa nação. Também, dentro dos limites da igreja, necessário se faz uma transformação espiritual na vida e testemunho de cada crente, como condição sine qua non [indispensável, essencial] para o crescimento da Igreja na conversão de almas.

     I – UM POVO UNIDO: “Todos estes perseveraram unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (Atos 1:14).

     II – UNIDOS NUM MESMO LUGAR: “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar” (Atos 2:1).

     III – UNIDOS NUM MESMO PROPÓSITO: “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração” (Atos 2:46).

     IV – UNIDOS EM TUDO: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, e no partir do pão e nas orações” (Atos 2:42).

     V – UNIDOS MATERIALMENTE: “Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade” (Atos 2:45).

     VI – UNIDOS EM ORAÇÃO: “Todos estes perseveraram unânimes em oração” (Atos 1:14a).

     VII – UNIDOS QUANTO AO PODER: “Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas” (Atos 2:41).

OBSERVAÇÃO: Sermão proferido na Igreja Presbiteriana de Areias, em 27/03/1966.

Nenhum comentário:

Postar um comentário