sexta-feira, 20 de abril de 2018

A IGREJA ESPIRITUAL



TEXTO BÍBLICO: “Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes [ficaram sensibilizados] o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, e no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” (Atos 2:37-47).

     INTRODUÇÃO: Já ouvimos uma mensagem sobre a solução do problema moral de nossa pátria, defendendo a tese da transformação espiritual de cada brasileiro pela aceitação do evangelho. Como consequência, poderíamos ser, não muito distante, uma grande e poderosa nação. Também, dentro dos limites da igreja, necessário se faz uma transformação espiritual na vida e testemunho de cada crente, como condição sine qua non [indispensável, essencial] para o crescimento da Igreja na conversão de almas.

     I – UM POVO UNIDO: “Todos estes perseveraram unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (Atos 1:14).

     II – UNIDOS NUM MESMO LUGAR: “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar” (Atos 2:1).

     III – UNIDOS NUM MESMO PROPÓSITO: “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração” (Atos 2:46).

     IV – UNIDOS EM TUDO: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, e no partir do pão e nas orações” (Atos 2:42).

     V – UNIDOS MATERIALMENTE: “Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade” (Atos 2:45).

     VI – UNIDOS EM ORAÇÃO: “Todos estes perseveraram unânimes em oração” (Atos 1:14a).

     VII – UNIDOS QUANTO AO PODER: “Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas” (Atos 2:41).

OBSERVAÇÃO: Sermão proferido na Igreja Presbiteriana de Areias, em 27/03/1966.

quinta-feira, 5 de abril de 2018

JESUS MARAVILHOSO




TEXTO BÍBLICO: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sob os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6). “Então, Manoá orou ao Senhor e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus que enviaste venha outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer” (Juízes 13:8).
1.  MARAVILHOSO NO SEU NASCIMENTO: “Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores” (Lucas 2:18).
2.  MARAVILHOSO NO SEU BATISMO: “E estavam o pai e a mãe do menino admirados do que dele se dizia” (Lucas 2:33).
3.  MARAVILHOSOS ENTRE OS SÁBIOS: “E todos os que o ouviam muito se admiravam de sua inteligência e das suas respostas. Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados; e sua mãe lhe disse: Filhos, por que fizeste assim conosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos a tua procura” (Lucas 2:47-48).
4.  MARAVILHOSO NA SUA PREGAÇÃO: “Todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que lhe saíam dos lábios, e perguntavam: Não é este o filho de José? E muito se maravilhavam da sua doutrina, porque a sua palavra era com autoridade” (Lucas 4:22, 32).
5.  MARAVILHOSO NA SUA PALESTRA: “Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela?” (João 4:27).
6.  MARAVILHOSO NA SUA SABEDORIA: “Então, os judeus se maravilhavam e diziam: Como sabe este letras, sem ter estudado?” (João 7:15).
7.  MARAVILHOSO NA SUA DOUTRINA: “E os principais sacerdotes e escribas ouviam estas coisas e procuravam um modo de lhe tirar a vida; pois o temiam, porque toda a multidão se maravilhava de sua doutrina” (Marcos 11:18). “Então, o procônsul, vendo o que sucedera, creu, maravilhado com a doutrina do Senhor” (Atos 13:12). “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e ma comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muito prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos” (Atos 2:42-43).
8.  MARAVILHOSO NA SUA AUTORIDADE: “Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas” (Marcos 1:22).
9.  MARAVILHOSOS NA SUA RESPOSTA: “Não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo; e, admirados de sua resposta, calaram-se” (Lucas 20:26). “Disse-lhes então, Jesus: Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. E muito se admiraram dele” (Marcos 12:17). “Jesus, porém, não respondeu palavra, a ponto de Pilatos muito se admirar” (Marcos 15:5).
10.    MARAVILHOSO NA SUA REJEIÇÃO: “Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos” (Mateus 21:42).
11.    MARAVILHOSO DIANTE DA INCREDULIDADE DOS HOMENS: “Tendo Jesus partido dali, foi para sua terra, e os seus discípulos o acompanharam. Chegando o sábado, passou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se maravilharam, dizendo: Donde vêm a este estas coisas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos? Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre seus parentes e na sua casa. Não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. Admirou-se da incredulidade deles. Contudo, percorria as aldeias circunvizinhas, a ensinar” (Marcos 6: 1-6). “Tendo Jesus proferido estas parábolas, retirou-se dali. E, chegando à sua terra, ensinava-os na sinagoga, de tal sorte que se maravilhavam e diziam: Donde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos? Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? Não vivem entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra e na sua casa. E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles” (Mateus 13:54-58).
12.    MARAVILHOSO DIANTE DE SEUS INIMIGOS: “Mas, vendo os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que Jesus fazia e os meninos clamando: Hosana ao Filho de Davi!, indignaram-se e perguntaram-lhe” (Mateus 21:15).
13.    MARAVILHOSO DIANTE DO TESTEMUNHO DOS CRENTES: “Então, ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera; e todos se admiravam” (Marcos 5:20).
14.    MARAVILHOSO ATRAVÉS DOS SEUS DISCÍPULOS FIÉIS: “À vista disto, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: Israelitas, por que vos maravilhais disto ou por que fitais os olhos em nós como se pelo nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar?” (Atos 3:12). “Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que havia eles estado com Jesus” (Atos 4:13). “E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo” (Atos 10:45). “E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários” (Atos 19:11). “Estavam, pois, atônitos e se admiravam, dizendo: Vede! Não são, porventura, galileus todos esses que aí estão alando?” (Atos 2:7).
15.    MARAVILHOSO NO CAMINHO DO CALVÁRIO: “Estavam de caminho, subindo para Jerusalém, e Jesus ia adiante dos seus discípulos. Estes se admiravam e o seguiam tomados de apreensões. E Jesus, tornando a levar à parte os doze, passou a revelar-lhes as coisas que lhe deviam sobrevir, dizendo” (Marcos 10:32). “E quando se aproximava da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos passou, jubilosa, a louvar a Deus em alta voz, por todos os milagres que tinham visto” (Lucas 19:37).
16.    MARAVILHOSO NA CRUZ: “Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam sortes” (Salmo 22:18). “Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23:34,43).
17.    MARAVILHOSO NA SUA MORTE: “Mas Pilatos admirou-se de que Ele já tivesse morrido. E, tendo chamado o centurião, perguntou-lhe se havia muito que morrera” (Marcos 15:44).
18.    MARAVILHOSO NA SUA RESSURREIÇÃO: “Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro. E, abaixando-se, nada mais viu, senão os lençóis de linho; e retirou-se para casa, maravilhado do que tinha acontecido” (Lucas 24:12). “É verdade também que algumas mulheres, das que conosco estavam, nos surpreenderam, tendo ido de madrugada ao túmulo” (Lucas 24:22). “E, por não acreditarem eles ainda, por causa da alegria, e estando admirados, Jesus lhes disse: Tendes aqui alguma coisa que comer?” (Lucas 24:41). “Isto procede do Senhor e é maravilhosos aos nossos olhos” (Salmo 118:23).
19.    MARAVILHOSO NA SUA ASCENSÃO: “Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Este Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o viste subir” (Atos 1:9-11).
20.    MARAVILHOSO NA SUA SEGUNDA VINDA: “Quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porquanto foi crido entre vós o nosso testemunho” (II Tessalonicenses 1:10).
21.    MARAVILHOSO NOS SEUS MILAGRES:
a)  Da Pescaria: “Pois, à vista da pesca que fizeram, a admiração se apoderou dele e de todos os seus companheiros” (Lucas 5:9).
b)  Do Paralítico: “Todos ficaram atônitos, davam glória a Deus e, possuídos de temor, diziam: Hoje, vimos prodígios” (Lucas 5:26).
c)  Dos Cegos: “Saindo eles, porém, divulgaram-lhe a fama por toda aquela terra” (Mateus 9:31).
d)  Do Escravo: “Ouvidas estas palavras, admirou-se Jesus dele e, voltando-se para o povo que o acompanhava, disse: Afirmo-vos que nem mesmo em Israel achei fé como esta” (Lucas 7:9).
e)  Da Filha de Jairo: “Seus pais ficaram maravilhados, mas Ele lhes advertiu que a ninguém contassem o que havia acontecido” (Lucas 8:56).
f)  Da Tempestade: “Então, lhes disse: Onde está a vossa fé Eles, possuídos de temor e admiração, diziam uns aos outros: Quem é este que até aos ventos e às ondas repreende, e lhe obedecem?” (Lucas 8:25).
g)  Do Jovem: “E todos ficaram maravilhados ante a majestade de Deus” (Lucas 9:43).
h)  Do Demônio e Mudo: “De outra feita, estava Jesus expelindo um demônio que era mudo. E aconteceu que, ao sair o demônio, o mudo passou a falar; e as multidões de admiravam” (Lucas 11:14).

CONCLUSÃO: As sete maravilhas do mundo:
a)  O Colosso de Rodes;
b)  O Farol de Alexandria;
c)  O Túmulo de Mausolo, em Halicarnasso;
d)  O Templo de Diana (Ártemis);
e)  Os Jardins Suspensos de Semíramis, na Babilônia;
f)  A Estátua de Júpiter (Zeus) Olímpico, em Olímpia;
g)  As Pirâmides (Gizé) do Egito.
Tudo isto não tem nenhum valor diante da menor maravilha do Senhor Jesus Cristo, “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formastes; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem” (Salmo 139:14). “Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas” (Salmo 96:3). “Tu me tens ensinado, ó Deus, desde a minha mocidade; e até agora tenho anunciado as tuas maravilhas” (Salmo 71:17). “Bendito para sempre o seu glorioso nome, e da sua glória se encha toda a terra. Amém e amém!” (Salmo 72:19).