sábado, 10 de outubro de 2015

CRISTO É DEUS - I



TEXTO BÍBLICO
“Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; Eu sou o mesmo, sou o primeiro e também o último. Também a minha mão fundou a terra, e a minha destra estendeu os céus; quando Eu os chamar, eles se apresentarão juntos. Ajuntai-vos, todos vós, e ouvi! Quem, dentre eles, tem anunciado estas coisas? O Senhor amou a Ciro e executará a sua vontade contra a Babilônia, e o seu braço será contra os caldeus. Eu, Eu tenho falado; também já o chamei. Eu o trouxe e farei próspero o seu caminho. Chegai-vos a mim e ouvi isto: não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que isso vem acontecendo, tenho estado lá. Agora, o Senhor Deus me enviou a mim e o seu Espírito” (Isaías 48:12-16).

     I – COMO JEOVÁ: “Voz do que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus” (Isaías 40:3). “Porque este é o referido por intermédio do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas” (Mateus 3:3).

     II – COMO JEOVÁ, JUSTIÇA NOSSA: “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: Senho, a Justiça Nossa” (Jeremias 23:5-6). “Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor” (Jeremias 9:24). “Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou da parte de Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” (I Coríntios 1:30-31).

     III – COMO JEOVÁ, ACIMA DE TODOS: “Pois Tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra; Tu és sobremodo elevado acima de todos os deuses” (Salmos 97:9). “Quem vem das alturas certamente está acima de todos; quem vem da terra é terreno e fala da terra; quem vem do céu está acima de todos” (João 3:31).

     IV – COMO JEOVÁ, O PRIMEIRO E O ÚLTIMO: “Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e Eu sou o último, e além de mim não há Deus” (Isaías 44:6). “Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; Eu sou o mesmo, sou o primeiro e também o último”(Isaías 48:12). “Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Porém Ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas: Eu sou o Primeiro e o Último” (Apocalipse 1:17). “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim” (Apocalipse 22:13).

V – COMO AMIGO, IGUAL A JEOVÁ: “Desperta, ó espada, contra o meu pastor e contra o homem que é o meu companheiro, diz o Senhor dos Exércitos; fere o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas; mas volverei a mão para os pequeninos” (Zacarias 13:7). “Pois Ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus” (Filipenses 2:6).

VI – COMO JEOVÁ DOS EXÉRCITOS: “No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda terra está cheia da sua glória” (Isaías 6:1-3). “Ao Senhor dos Exércitos, a Ele santificai; seja Ele o vosso temor, seja Ele o vosso espanto. Ele vos será santuário; mas será pedra de tropeço e rocha de ofensa às duas casas de Israel, laço e armadilha aos moradores de Jerusalém” (Isaías 8:13-14). “Isto disse Isaías porque viu a glória dele e falou a seu respeito” (João 12:41). “Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos” (I Pedro 2:8).

VI – COMO O VERDADEIRO DEUS: “Mas o Senhor é verdadeiramente Deus; Ele é o Deus vivo e o Rei eterno; do seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação” (Jeremias 10:10). “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (I João 5:20).

VII – COMO EMANUEL: “Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel” (Isaías 7:14). “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e Ele será chamado Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)” (Mateus 1:23).


CONCLUSÃO: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou” (João 1:1,14,18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário