TEXTO BÍBLICO: “Havia
entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre
vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se
Deus não estiver com ele. A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te
digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode,
porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em
verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode
entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do
Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.
O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para
onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. Então, lhe perguntou
Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus: Tu és mestre em Israel e não
compreendes estas cousas? Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que
sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso
testemunho. Se, tratando de cousas terrenas, não me credes, como crereis, se
vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá
desceu, a saber, o Filho do Homem [que está no céu]. E do modo por que Moisés
levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja
levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna” (João 3:1-15).
INTRODUÇÃO: Jesus
evitou adesões rápidas, fáceis ou superficiais. Seu encontro com Nicodemos é um
exemplo disto. Nicodemos inicia a conversa com Jesus com esta profissão de fé:
“Rabi, sabemos que és Mestre vindo da
parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não
estiver com ele.” (João 3:2). Sem confirmar, negar, refutar ou mesmo
reconhecer a afirmação de que Ele viera de Deus, Jesus deu uma resposta que
demonstrava a sua onisciência. Ele respondeu “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não
pode ver o reino de Deus.” (João 3:3). Nicodemos foi surpreendido pela
resposta de Jesus, que incluia QUATRO VERDADES CRÍTICAS que devem tê-lo
espantado. Vejamos:
I – A FUTILIDADE DA
RELIGIÃO: Nicodemos era “um dos
principais dos judeus” (João 3:1), um membro do Sinédrio (Tribunal dos antigos judeus, em Jerusalém, composto de
sacerdotes, anciãos e escribas, o qual julgava os assuntos criminais e
administrativos). Quando ele ouviu
falar sobre o novo nascimento, sua mente ficou transtornada. Ele acreditava que
a salvação era alcançada através das obras. Pensou que Jesus o elogiaria pelo
seu legalismo. O novo nascimento era algo que Nicodemos não poderia operar por si
mesmo. Jesus o confrontou com a futilidade de sua religião. A água que fala
Jesus é um símbolo de purificação, como ensinava o Velho Testamento, no livro
de Ezequiel 36:25-27 = “Então, aspergirei
água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundíciase de
todos os vossos ídolos vos purificarei”. O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO ocorre
na salvação, quando o Senhor pelo seu Espírito une o crente ao corpo de Cristo
– “Porque, assim como o corpo é um e tem
muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim
também com respeito a Cristo. Pois, em um só Espírito, todos nós fomos
batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E
a todos nós foi dado beber de um só Espírito. Porque também o corpo não é um só
membro, mas muitos” (I Coríntios 12:12-14), e purifica o crente pela
lavagem da Palavra – “Maridos, amai vossa
mulher, como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela, para
que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela
palavra, para a apresentar a si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga,
nem cousa semelhante, porém santa e sem defeito” (Efésios 5:25-27), “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o
agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o
que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos
pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós.
Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo se não permanecer na videira,
assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim” (João 15:1-4), e
“Quando, porém, se manifestou a
benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras
de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou
mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou
sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que,
justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da
vida eterna” (Tito 3:4-7). “Quem não
nascer da água (o lavar da regeneração)
e do Espírito (o renovar pelo Espírito Santo) não pode entrar no reino de Deus.” (João 3:5).
II – A UNIDADE DA REVELAÇÃO:
Jesus censurou a Nicodemos: “Não te
admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo” (João 3:7). Alvoroçado,
Nicodemos pergunta: “Como pode suceder
isto?” (João 3:9). Jesus responde: “Tu
és mestre em Israel e não compreendes estas cousas?” (João 3:10). A
experiência da conversão – o novo nascimento, incluindo o lavar regenerado e a
renovação pelo Espírito Santo – tem sido o plano de Deus desde o princípio,
como podemos ver em Isaías 1:16-18 = “Lavai-vos,
purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai
de fazer o mal. Aprendei a fazer o bem; atendei a justiça, repreendei ao
opressor; defendei o direito do órfão, pleiteiai a causa das viúvas. Vinde,
pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a
escarlata (vermelho muito forte),
eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o
carmesim, se tornarão como a lã”. O tema central do Velho Testamento é a
redenção pela graça. Mas os fariseus de forma alguma compreenderam-no, como
vemos em Habacuque 2:4 = “Eis o soberbo!
Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé”; e em Gênesis
15:6 = “Ele (Abraão) creu no Senhor, e isso lhe foi imputado
para justiça”.
III – A NECESSIDADE DE
REGENERAÇÃO: Nicodemos, apesar de suas habilidades como professor e de sua
obsessão pelos detalhes da lei, falhou. Ele alimentava o pecado da
incredulidade quando disse: “Não entendo”.
O que ele realmente queria dizer era: “Eu não creio”. (João 3:11-12). “Nâo aceitais” e “Não credes” significam a mesma coisa. A REGENERAÇÃO NÃO É UMA
OPÇÃO; É UMA NECESSIDADE ABSOLUTA (João 3:7). A incredulidade nada compreende.
Fora da regeneração operada por Deus, a salvação é impossível. Isso vemos em I
Coríntios 2:14 = “Ora, o homem natural
não aceita as cousas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode
entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”.
IV – A REALIDADE DA
REDENÇÃO: Nicodemos calou-se e Jesus lhe explicou o novo nascimento em toda
a sua simplicidade, como vimos, acima, em João 3:14-15. Em Números 21:8, temos:
“Disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente
abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá”.
A ilustração da serpente de bronze figurava a morte de Jesus como preço para a
salvação. “Com efeito, quase todas as
cousas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue,
não há remissão” (Hebreus 9:22). “porque
o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em
Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23).
CONCLUSÃO: Jesus é a
única fonte de salvação. Quem não crê nele está condenado
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