segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O JUSTO E O ÍMPIO



TEXTO BÍBLICO: Salmo 1:1-6

     INTRODUÇÃO: O mundo está dividido em dois grupos: justos e iníquos; dois destinos; dois caminhos; dois reinos, etc. Vejamos as características do justo e do ímpio, e o fim que espera a cada um. Não se trata de justo e do pecador. Todos são pecadores, crentes ou não. Trata-se do pio e do ímpio – do crente e do descrente. Ímpio é o que não gosta de Deus nem das coisas de Deus.

     I – O JUSTO: “Bem aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido (Samo 1:1-3).
     “Oh! Bem-aventuranças do varão”. É assim que está no original. Esta palavra nunca aparece no singular, porque as bençãos de Deus são múltiplas. O justo é descrito negativa e positivamente.

  1. Negativamente: Não anda, não se detém, não se assenta. Há uma progressão na carreira do mal. Exemplo: Pedro começou confiando em si, terminou negando o Mestre. Evitemos o primeiro passo.
  2. Positivamente: Tem seu prazer na lei do Senhor e nela medita dia e noite. Em que temos prazer? Em que meditamos? O que determina tudo em nossa vida é uma questão íntima, do coração.
  3. Resultados:
a)  É como uma árvore plantada (por Deus) junto a ribeiros d’gua – graça. Nada pode impedí-lo de frutificar. O segredo está na raiz escondida (a vida espiritual, que os homens não podem ver);
b)  Dá seu fruto no tempo próprio;
c)  As folhas (testemunho) não caem;
d)  O que faz prosperará.

II – O ÍMPIO: “Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.” (Salmo 1:4-5).
“Não são assim os ímpios”. No contraste é que está a tristeza de sua condição. É como a moinha que o vento espalha. Em vez de árvore, como o justo, é palha. O justo tem firmeza – o vento não o abala. O ímpio é levado pelos ventos – de doutrinas, de contratempos, de juízo.
Não subsistirá no juízo. Agora pode ser que subsista. Mas como será no juízo? Não subsistirá na congregação dos justos – o céu não lhe seria agradável.


CONCLUSÃO: "Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.” (Salmo 1:6).

terça-feira, 12 de novembro de 2013

QUEREMOS VER A JESUS



TEXTO BÍBLICO: “Ora, entre os que subiram para adorar durante a festa, havia alguns gregos; estes, pois, se dirigiram a Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e lhe rogaram: Senhor, queremos ver a Jesus. Filipe foi dizê-lo a André, e André e Filipe o comunicaram a Jesus. Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado  o Filho do homem. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preserva-la-á para a vida eterna. Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E se alguém me servir, o Pai o honrará” (João 12:20-26).

     INTRODUÇÃO: Desejas ver a Jesus? Como? Para que? Quando?

     I – HERODES DESEJOU VER A JESUS: “Herodes, vendo a Jesus, sobremaneira se alegrou, pois havia muito queria vê-lo, por ter ouvido falar a seu respeito; esperava também vê-lo fazer algum sinal. E de muitos modos o interrogava; Jesus, porém, nada lhe respondia. Os principais sacerdotes e os escribas ali presentes o acusavam com grande veemência. Mas Herodes, juntamente com os da sua guarda, tratou-o com desprezo, e, escarnecendo dele, fê-lo vestir-se de um manto aparatoso, e o devolveu a Pilatos. Naquele mesmo dia, Herodes e Pilatos se reconciliaram, pois, antes, viviam inimizados um com o outro” (Lucas 23:8-12).

     II – ALGUNS GREGOS: “Ora, entre os que subiram para adorar durante a festa, havia alguns gregos; estes, pois, se dirigiram a Filipe, que era de Betsaida da Galileia  e lhe rogaram: Senhor, queremos ver a Jesus” (João 12:20-21). “Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado  o Filho do homem”(João 12:23).

     III – TOMÉ QUERIA VER A JESUS COM OS OLHOS CARNAIS: “Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o meu dedo, e não puser a minha mão no seu lado, de modo algum acreditarei. Passados oitos dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E logo disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega também a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurado os que não viram e creram” (João 20:24-25).

     IV – ILUSTRAÇÕES ONDE VEMOS A PRESENÇA DO SENHOR:
- Gideão e o novelo de lã (Juízes 6);
- Rei Ezequias e o relógio de Acaz (II Reis 20);
- Eliseu e a travessia do Rio Jordão (II Reis 2);
- Moisés e sua vara (Êxodo 4);
- O sinal do Profeta Jonas (Mateus 12:38-42);
- O longo dia de Josué (Josué 10:12-15);
- Elias e o holocausto (I Reis 18:20-40);
- Elias e os soldados fulminados (II Reis 1:9-16);

- O Pentecostes (Atos 2).

terça-feira, 5 de novembro de 2013

JÁ É HORA DE DESPERTARMOS DO SONO



“E isso fazei , conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes.” (Romanos 13:11)

I – PORQUE OS DIAS SÃO MAUS
“Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” (Efésios 5:14-17)

II – PORQUE É DEVER NOSSO COMO PASTOR DE CLAMAR
“Estarei sempre pronto para vos lembrar estas coisas, ainda que as saibais, e estejais confirmados na verdade que já está convosco. E tenho por justo, enquanto ainda estou neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações, sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, assim como nosso Senhor Jesus Cristo já me revelou.” (II Pedro 1:12-14)

III – PORQUE O MUNDO ESTÁ ENTRANDO NA IGREJA
“Por vossa causa, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios.” (Romanos 2:24)
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” (Mateus 7:21-23)

IV – PORQUE JÁ ESTÁ SE MANIFESTANDO A GRANDE APOSTASIA
“Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada.” (I Timóteo 4:1-2)

CONCLUSÃO
“Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. Peleja a boa peleja da fé, apodera-te da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. Diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e perante Cristo Jesus, que perante Pôncio Pilatos deu o testemunho da boa confissão, exorto-te a que guardes este mandamento sem mácula e irrepreensível até a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo; a qual, no tempo próprio, manifestará o bem-aventurado e único soberano, Rei dos rei e Senhor dos senhores; aquele que possui, ele só, a imortalidade, e habita em luz inacessível, a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.” (I Timóteo 6:11-16)

“E tardando o noivo, cochilaram todas, e dormiram” (Mateus 25:5)

“Não durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sóbrios” (I Tessalonicenses 5:6)

“Porque há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem.” (I Coríntios 11:30)

“Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia noite, se ao cantar do galo, se pela manhã; para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. Que vos digo, a todos digo: vigiai!” (Marcos 13:35-37)