quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O SIGNIFICADO DA PALAVRA ’OSSOS’ NO VELHO TESTAMENTO



TEXTO BÍBLICO: “Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios. Gloriar-se-á no Senhora minha alma; os humildes o ouvirão e se alegrarão. Engrandecei o Senhor comigo, e todos, à uma, lhe exaltemos o nome. Busquei o Senhor, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores. Contemplai-o e sereis iluminados, e o vosso rosto jamais sofrerá vexame. Clamou este aflito, e o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia. Temei o Senhor, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem. Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará. Vinde, filhos, e escutai-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor. Quem é o homem que ama a vida e quer longevidade para ver o bem? Refreia a língua do mal e os lábios de falarem dolosamente. Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la. Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor. O rosto do Senhor está contra os que praticam o mal, para lhes extirpar da terra a memória. Clamam os justos, e o Senhor os escuta e os livra de todas as suas tribulações. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido. Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas os livra. Preserva-lhe todos os ossos, nenhum deles sequer será quebrado. O infortúnio matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão condenados. O Senhor resgata a alma dos seus servos, e dos que nele confiam nenhum será condenado” (Salmo 34:1-22).

     INTRODUÇÃO: Os escritores do Velho Testamento empregam a palavra ”ossos” no sentido figurado de “estado de espírito” ou “estado de ânimo” da pessoa. Vejamos:

I – DAVI: “Preserva-lhe todos os ossos, nenhum deles sequer será quebrado” (Salmo 34:20). “Faz-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste” (Salmo 51:8). “Tomam-se de grande pavor, onde não há a quem temer; porque Deus dispersa os ossos daquele que te sitia; tu os envergonhas, porque Deus os rejeita”(Salmo 53:5).

II – SALOMÃO: “Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos” (Provérbios 3:7-8). “O ânimo sereno é a vida do corpo, mais a inveja é a podridão dos ossos” (Provérbios 14:30). “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Provérbios 17:22). “A longanimidade persuade o príncipe, e a língua branda esmaga  ossos” (Provérbios 25:15).

III – ISAÍAS: “O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam” (Isaías 58:11). “Vós o vereis, e o vosso coração se regozijará, e os vossos ossos revigorarão como a erva tenra; então o poder do Senhor será notório a seus servos, e ele se indignará contra os seus inimigos” (Isaías 66:14).

IV – JEREMIAS: “Quando pensei: não me lembrarei dele e já não falarei no seu nome, então, isso me foi no coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; já desfaleço de sofrer e não posso mais” (Jeremias 20:9). “A cerca dos profetas. O meu coração está quebrantado dentro de mim; todos os meus ossos estremecem; sou como um homem embriagado e como homem vencido pelo vinho, por causa do Senhor e por causa das suas santas palavras” (Jeremias 23:9). “Lá do alto enviou fogo aos meus ossos, o qual se assenhoreou deles; estendeu uma rede aos meus pés, arrojou-me para trás, fez-me assolada e enferma todo o dia” (Lamentações 1:13). “Fez envelhecer a minha carne e a minha pele, despedaçou os meus ossos” (Lamentações 3:4).

V – MIQUEIAS: “Que comeis a carne de meu povo, e lhes arrancais a pele, e lhes esmiuçais os ossos, e os repartis como para a panela e como carne no meio do caldeirão?” (Miqueias 3:3).


VI – HABACUQUE: “Ouvi-o, e o meu íntimo se comoveu, à sua voz, tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e os joelhos me vacilarão, pois, em silêncio, devo esperar o dia da angústia, que virá contra o povo que nos acomete” (Habacuque 3:16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário