domingo, 26 de agosto de 2012

A ESCOLHA SUPREMA

     TEXTO

“Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito, e servi ao Senhor. Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” (Josué 24:14-15)

     INTRODUÇÃO

     Nas eleições em nosso País, quer seja em nível Federal (Presidente), Estadual (Governador) e Municipal (Prefeito), temos, geralmente, muitas opções de candidatos. Todavia, temos de escolher um deles. A eleição bíblica só apresenta dois candidatos, cuja escolha de um deles determinará o futuro eterno da alma do eleitor. Neste pleito não há votos nulos ou em branco. Todos são válidos!

     I – OS DOIS CANDIDATOS: JESUS E O DIABO

     “Estando, pois, o povo reunido, perguntou-lhes Pilatos: A quem quereis que eu vos solte, a Barrabás ou a Jesus, chamado Cristo?” (Mateus 27:17)

     “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro; ou se devotará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Lucas 16:13)

     “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti que te propus a vida e a morte, a benção e a maldição: escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (Deuteronômio 30:19)

      II – A BOA ESCOLHA

a)  MOISÉS

“Pela fé Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus, a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão.” (Hebreus 11:24-26)

b)  RUTE

“Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe, e me obrigue a não seguir-te, porque aonde quer que fores, irei eu,  e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.” (Rute 1:16)

     III – A MÁ ESCOLHA

a)  O JOVEM RICO

“Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades.” (Mateus 19:21-22)

b)  A MULTIDÃO

Replicou-lhes Pilatos: Que farei, então de Jesus, chamado Cristo? Seja crucificado! Responderam todos. (Mateus 27:22)
 

     CONCLUSÃO (OS INDECISOS)

     “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus.” (Tiago 4:4)

sábado, 11 de agosto de 2012

CRISTO, O PÃO POR EXCELÊNCIA

 
    
 
TEXTO: “Eu sou o pão da vida.” (João 6:48)

     LEITURA BÍBLICA: “Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer pão do céu. Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo. Não foi Moisés quem vos deu o pão do céu: o verdadeiro pão do ceú é meu Pai quem vos dá. Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo. Então lhe disseram: Senhor, dá-nos sempre desse pão. Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim, jamais terá fome; e o que crê em mim, jamais terá sede. Porém, eu já vos disse que, embora me tenhais visto, não credes. Todo aquele que o meu Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade; e, sim, a vontade daquele que me enviou. E a vontade de quem me enviou é esta: Que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressucitarei no último dia. De fato a vontade de meu Pai é que todo o homem que vir o Filho e que nele crer, tenha a vida eterna; e eu o ressucitarei no último dia. Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu. E diziam: Não é este, Jesus, o filho de José: Acaso não lhe conhecemos o pai e a mãe? Como, pois, agora diz: Desci do céu? Respondeu-lhes Jesus: Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressucitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim. Não que alguém tenha visto ao Pai, salvo aquele que vem de Deus; este o tem visto. Em verdade, em verdade vos digo: Quem crê, tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo, é a minha carne. ” (João 6:31-51)

     I – CRISTO, O PÃO EXCELENTE, porque: sacia a fome do corpo.

II – CRISTO, O PÃO QUE MATA A FOME DO ESPÍRITO, porque é vivo e desceu do céu.

     II – CRISTO, O NOSSO PÃO DE CADA DIA, porque é o único que existe.

NOTA: Esboço de sermão escrito quando o Rev David Falcão era seminarista no SPN, em 12/05/1947 (para análise do Rev Etnatan Ribeiro Pinto Bandeira)