INTRODUÇÃO:
Diletos jovens formandos! Acabais de vencer mais uma etapa na faina do saber! Vossos abnegados mestres (ou preceptores) cumpriram a nobre missão de habilitar-vos para a vida prática. Tendes à vossa frente a gênene da aplicação dos conhecimentos que hauristes durante as lides estudantis. A Pátria espera ansiosa pela vossa prestimosa e imprescindível contribuição para a continuidade de seu processo de desenvolvimento, tanto na esfera econômica como na moral e cultural. I – O ASPECTO ECONÔMICO
- “Caput est in omni negotio, nôsse quid agendum sit” (“A parte mais importante em todo o negócio é o saber-se o que deve ser feito”) – COLUMELLA. - “Qua pote quisque in êa conterat arte diem” (“Cada um deve escolher a carreira que se sente vocacionado”) – PROPERTIUS.
- “O segredo da fortuna do homem reside em suas próprias mãos” – BACON.
II – O ASPECTO MORAL
- “A primeira e a maior de todas as fraudes, é o vender-se a si mesmo” – BAILEY. - “A verdadeira grandeza da terra está na elevação moral, sustentada, espargida e ornada pelo intelecto do homem” – SUMNER.
- “Nec census nec clarum nomen avorum, sed probitas magnos ingeniumque facit” (“Nem a riqueza, nem a linguagem, senão a conduta honrada e a disposição nobre fazem os homens grandes”) – OVÍDIO.
- “Est profecto Deus qui quae nos gerimus auditque et videt” (“Há, deveras, um Deus que ouve e vê tudo o que fazemos”) – PLATÃO.
III – O ASPECTO CULTURAL
- “A principal finalidade da educação é a de cultivar a semente da imortalidade já semeada dentro de nós; desenvolver, na sua plenitude, a capacidade de toda a espécie com que o Deus que nos fez nos outorgou” – JAMESON (Mrs EDUCATION) - “A educação sozinha pode conduzir-nos para aquele gozo que é, duma vez, melhor em qualidade, e infinito em quantidade” – MANN (Estudo sobre a Educação)
CONCLUSÃO
Confiai em Deus, e marchai sombranceiros para o futuro que vos espera prenhe de alviçareiras surpresas. “Não presumais o dia de amanhã”, disse Salomão. Se tendes certeza do cabedal de conhecimentos que possuis, olhai o futuro com otimismo. O medo é fruto da falta de confiança e convicção nossa. Dizia TITO LÍVIO: “Major ignotarum rerum est terror” (“As apreensões são maiores na proporção em que as coisas são desconhecidas”).
Daí o perigo da fraude nos exames através da cola ou fila, expediente este que, desgraçadamente, é largamente usado em nossos educandários.
A sabedoria do alto é: PURA, PACÍFICA, MODERADA, MISERICORDIOSA, CARIDOSA, IMPARCIAL e SINCERA (sem hipocrisia) – Tiago 3:17.
NOTA: Sermão (Palestra) proferido para os formandos do ano de 1978, do Colégio Santa Luzia (no bairro da Estância - Recife-PE) e do Colégio Ary Quintela (no bairro do Barro– já extinto).