INTRODUÇÃO
A humanidade encontra-se enferma pelo Pecado. A lepra foi usada como figura desta enfermidade, cuja cura é humanamente impossível. Há, felizmente, um Médico que pode afastar tão terrível moléstia, e este médico é o próprio Jesus. Consideremos, agora, a cura milagrosa do aleijado por Jesus, e tiremos dela as lições espirituais para a nossa alma.
I. A GRANDE PERGUNTA DE JESUS - “Queres ficar são?” O pecado é uma moléstia:
a) Contamina o homem: “Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos, de iniqüidade; os vossos lábios falam falsamente, e a vossa língua pronuncia perversidade” (Is 59:3).
b) Engana em sua marcha: “Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado” (Hebreus 3:13).
c) Aniquila nações: “A justiça exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio (degradação) do povos” (Prov 14:34).
II. O MANDAMENTO DO SENHOR – “Levanta-te”.
a) Da doença para a saúde: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma” (III João 2).
b) Do perigo para a segurança: “O receio do homem armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro” (Prov 29:25).
c) Da dúvida para a certeza: “O Senhor resgata a alma de seus servos, e nenhum dos que nele confiam será condenado” (Salmos 34:22).
III. O MILAGRE DE JESUS – “Ficou são”
a) Gozo de saúde: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma” (III João 2).
b) Capaz de andar – Novo testemunho: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1:8).
c) Capaz de trabalhar - Nova experiência: “E aquele homem foi e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara” (João 5:15).
CONCLUSÃO
Vejamos agora, prezados ouvintes, quais são os deveres dos salvos:
a) Honrar o Filho de Deus pela fé.
b) Honrar o Pai aceitando o Filho.
c) Honrar o Espírito Santo, recebendo o Pai e o Filho.
“Não me escolhestes vós a mim, mas Eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda” (João 15:16).
Digitado por Esdras Falcão.
Digitado por Esdras Falcão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário