sábado, 22 de agosto de 2009

CONHEÇA O SEU INIMIGO NÚMERO 01


INTRODUÇÃO
Desde os tempos imemoriais, as nações têm despendido largos recursos financeiros para defender-se contra a espionagem inimiga, ao mesmo tempo preparando os seus agentes para sondar o território estrangeiro. Mas porque tanta preocupação? Qual a causa e a finalidade desta rede de espiões? Respondem os políticos e militares que são necessários para os país ficar bem informado quanto a vida e as intenções da nação inimiga. É preciso, pois, conhecer o inimigo para repeli-lo ou vence-lo com mais possibilidade. Paulo já advertia aos crentes de Coríntios: sobre as artimanhas do Inimigo dos crentes: “A quem perdoardes alguma coisa, também eu; pois, o que também perdoei, se alguma coisa tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença e Cristo, para que Satanás não leve vantagem sobre nós; porque não ignoramos as suas maquinações” (II Coríntios 2:10-11). E adianta Paulo: “Para que não me exaltasse demais pela excelência das revelações, foi me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais” (II Coríntios 12:7).
I – SUA REALIDADE
1 – Ele é o Príncipe deste Mundo:
“Já não falarei muito convosco; porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim” (João 14:30).
2 – Ele é o Príncipe dos Demônios:
“Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Beelzebu, príncipe dos demônios” (Mateus 12:24)
3 – Ele é o Pai da Mentira e Homicida:
“Disse Jesus: Vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do eu lhe próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44)
II – SEU PODER
1 – Sobre os Elementos da Natureza:
“E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo o que ele tem (Jó) está no teu poder; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor...Enquanto este falava, veio outro e disse: Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho e casa do irmão mais velho; e eis que sobrevindo um grande vento de além do deserto, deu nos quatro cantos da casa, e ela caiu sobre os mancebos, de sorte que morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova” (JÓ 1:12, 18-19; 1:16)
2 – Sobre a Mente Humana:
“Veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles; e deram sobre eles os sabeus, e os tomaram; mataram os moços ao fio da espada, e só eu escapei para trazer-te a nova” (Jó 1:14-15)
“Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Os caldeus, dividindo-se em três bandos, deram sobre os camelos e os tomaram; e mataram os moços ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova” (Jó 1:17). Ver Marcos 8:31-33
3 – Sobre o Corpo Humano:
“Então saiu Satanás da presença do Senhor, e feriu a Jó duma chaga maligna, desde a planta do pé até ao alto da cabeça” (Jó 2:7)
“Disse Jesus: Não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?” (Lucas 13:16)
III – SUA OBRA: DESTRUIDORA
1 – Provocou a Guerra no Céu:
“E houve batalha o ce...e foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente chamada o Diabo e Satanás, que engana todo mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele “ (Apocalipse 12:7-9)
2 – Destruiu a Felicidade do Homem:
“E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi” (Gênesis 3:13b)
“E não pe maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz; não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça” (II Coríntios 11:14-15)
3 – Provocou a Destruição do Mundo Pelas Águas:
“E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda imaginação de seu coração era só má continuamente...e disse o Senhor: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei” (Gênesis 6:5-7a)
4 – Procurou Anular o Plano de Redenção de Cristo:
“Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás. Então o Diabo o deixou, e eis que chegaram os anjos, e o serviram” (Mateus 4:10-11)
IV – SEU DESTINO
1 – Escuridão e Prisões Eternas:
“E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão, em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia” (Judas 6)
“E o Diabo, que os enganava, foi lançado num lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta” (Apocalipse 20:10a)
2 – O Suplício Eterno:
“E de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos” (apocalipse 20:10)
CONCLUSÃO
Não menosprezamos o poder de Satanás, se não quisermos ser derrotados. Lembremo-nos que ele para ser derrotado por nós, tem contra sim o poder de Deus:
“Tudo posso naquele que me fortalece” disse Paulo (Filipenses 4:13)
“Revesti-vos de toda armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo” (Efésios 6:11)
“Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7)
“Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar” (I Pedro 5:8)
ILUSTRAÇÃO
· O avião-espião dos Estados Unidos U-2, abatido sobre o território soviético;
· O Dr. Goebles, ministro da propaganda do nazismo na Alemanha de Hitler;
· A queda do Rev. Jimmy Sweger e outros pregadores reavivalistas, e no Brasil.
Rev. David. Falcão

sábado, 8 de agosto de 2009

O ANTICRISTO: SEU CARÁTER E SUA HISTÓRIA

“Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis” (Apocalipse 13:18).

- INTRODUÇÃO:
Através dos séculos, muitos estudiosos das Escrituras têm tentado decifrar o número atribuído ao Anticristo, mas sem haver entre eles um consenso em suas interpretações. Julgavam que o 666 se referia a NERO CÉSAR, cujas letras, na numerologia secular vigente somava aquele misterioso número. E assim aconteceu com a escolha de personagens famosos, como Napoleão, Hitler, Stálin e o próprio Papa da Igreja Católica Romana. Todavia, o quase desafio do Apocalipse 13:18, veio a se cumprir em nossos dias com uma interpretação aceita pela maioria dos teólogos cristãos. Vejamos quem será este personagem predito a se manifestar após o arrebatamento da Igreja Cristã.

1 – A BESTA QUE SUBIU DO MAR – APOCALIPSE 13:1-10
A “besta que subiu do mar” (Apocalipse 13:1) é a “quarta besta” de Daniel 7:7; “o quarto reino” de Daniel 2:40; “o príncipe que há de vir” de Daniel 9:26-27. Os “dez chifres” de Daniel 7:7 são “dez reis que surgirão”. Segundo Daniel, o então Império Romano, nos últimos tempos se fragmentará em dez reinos independentes. Entre estes dez chifres (reis) aparece um “chifre pequeno”, o qual se apodera de três destes dez reinos (Daniel 7:8, 24), e é um notável blasfemador.
A “besta que subiu do mar” fará ressurgir novamente o Império Romano – o poder civil, não o papado. A identificação da “besta que subiu do mar” com a quarta besta de Daniel, na forma de dez reinos é confirmada comparando-se Apocalipse 13:1 (“dez chifres”) com Apocalipse 17:12 (“Os dez chifres que vistes são dez reis”).
A seguir, veremos que esta “besta que subiu do mar” é tanto uma pessoa como uma forma de governo civil – o restaurado Império Romano. O Apóstolo João, em Apocalipse 13:1, vê esta última fase da supremacia mundial gentílica da mesma maneira vista por Daniel 7:8. Há “dez chifres”, porém o “chifre pequeno” se apodera de três deles, ficando apenas sete cabeças. Em Apocalipse 13:2 vemos o Anticristo, o “chifre pequeno” simbolizado nas bestas descritas por Daniel 7:4-6. Isto prova claramente que o Apóstolo João e Daniel descreveram sobre o mesmo assunto.
A “cabeça” que fora “ferida de morte” refere-se à forma de governo imperial. Os fragmentos do antigo Império Romano jamais deixaram de existir como governos civis; o que cessou foi o império; a cabeça, sobre a qual repousava o poder centralizador imperial, foi ferida de morte. O que vemos aqui é o renascimento da forma de governo imperial ob a liderança do imperador, ou seja, do “chifre pequeno”. A “besta” citada em Apocalipse 13:2-3, significa o império em sua forma dividido; a “besta” citada em Apocalipse 13:3-8 é o imperador. Neste capítulo (Apocalipse 13), vemos predita uma futura reconstituição do Império Romano - “as pernas de ferro” com “os pés em parte de ferro e em parte de barro”, de Daniel 2; a “quarta besta” de Daniel 7, a “besta que subiu do mar” de Apocalipse 13. Todavia, há uma grande modificação do Império Romano: é que este império, dividido em dez reinos, mistura o ferro da autocracia com o barro frágil da democracia.

2 – O ANTICRISTO – SEU CARÁTER E SUA HISTÓRIA
Depois do arrebatamento da Igreja, surge um personagem que conquista três dos dez reinos existentes naquela época. Durante a Grande Tribulação ele se torna o líder absoluto daqueles dez reinos que, aparentemente, se constituem reinos autônomos, como por exemplo, acontecia com a antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - Rússia). Este imperador será a “besta”.
Daniel, Paulo e João dão um esboço de seu caráter e carreira. Confiremos: Daniel 7:8, 24-25; 9:27; Mateus 24:15; II Tessalonicenses 2:3-10; Apocalipse 6:2; 13:3-8. Neste final da chefia gentílica, Satanás se encarnará peã última vez (Apocalipse 13:2, 4). A partir do Apocalipse 13:11, a “besta que subiu da terra” é descrita. Ele é o chefe do poder eclesiástico ou religioso, como a “besta que subiu do mar” ele é o chefe do poder civil.
No Apocalipse 13 vemos uma trilogia infernal, na qual o chefe civil assume o lugar de Deus, o Pai, como o objeto de culto; o falso profeta assume o lugar do Filho, como profeta e sacerdote; e Satanás, como o poder invisível de todos eles, assume o lugar do Espírito Santo. Assim eles, ligados no tempo, não estarão separados na eternidade (Apocalipse 20:10).

3 – O ANTICRISTO E SUA RÁPIDA TRJETÓRIA POLÍTICO-RELIGIOSA
O Anticristo assume o governo mundial em sua plenitude no início da segunda metade da última semana das Setenta Semanas Proféticas de Daniel, ou seja, apenas 42 meses de duração (Apocalipse 13:5). Ele esmaga, militarmente, toda resistência do povo de Israel que se recusa a adorar a sua imagem ou usar o seu sinal (Apocalipse 13:7). O seu auxiliar, o Falso Profeta, obriga todos os habitantes da terra a adorarem a imagem da “besta” bem como colocarem o seu sinal na testa ou mão direita. Ele opera sinais e prodígios, fazendo até descer fogo do céu à terra (Apocalipse 13:13). Ninguém poderá comprar ou vender se não tiver o sinal ou o nome da “besta” ou seu número – 666 (Apocalipse 13:17).

- CONCLUSÃO:
Neste mesmo período, Deus enviará a Jerusalém suas Duas Testemunhas para que preguem aos judeus (Apocalipse 13:3-7), as quais serão mortas pelo Anticristo. Depois ressuscitarão e subirão aos céus. Posteriormente, Jesus, atendendo ao clamor dos judeus convertidos pela pregação das Duas Testemunhas, “matará com o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda” (II Tessalonicenses 2:8) o Anticristo.

Recife, 22 de janeiro de 2006.

Rev. David Falcão