terça-feira, 20 de novembro de 2018

A IGREJA PRIMITIVA - NOSSO EXEMPLO DE ORAÇÃO




TEXTO BÍBLICO: "Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez [coragem], anunciavam a palavra de Deus" (Atos 4:31).

     INTRODUÇÃO: O crente, cheio do Espírito Santo, lança fora de si o medo e a covardia, e enfrenta os maiores perigos e obstáculos, contanto que anuncie as boas novas de salvação. Paulo sabia disso quando determinou: "E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito" (Efésios 5:18). E Ele disse ao rei Agripa [Herodes Agripa II]: "Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial" (Atos 26:19).

     I – PREPARANDO E SEPARANDO OBREIROS PARA O TRABALHO MISSIONÁRIO: Saulo e Barnabé, servos de Deus, deram início à primeira viagem missionária da Igreja Primitiva, e foram escolhidos por Deus através do ministério da oração: "Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger [de cor negra], Lúcio de Cirene [atual Líbia], Manaém, colaço [irmão adotivo] de Herodes [Herodes Antipas, responsável pelas execuções de João Batista e Jesus], o tetrarca [governador], e Saulo. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram" (Atos l3:1-3).

     II – ABRINDO A PORTA PARA A PALAVRA DA SALVAÇÃO: Ninguém converte ninguém, somente Jesus Cristo através da operação do Espírito Santo - "Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado" (João 16:8-11). "Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o Santo, o Verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá" (Apocalipse 3:7). Paulo pedia aos seus irmãos que orassem para que Deus abrisse a porta da palavra a fim de que ele falasse do mistério de Cristo - "Perseverai na oração, vigiando com ações de graças. Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra portas à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; para que eu o manifeste, como devo fazer" (Colossenses 4:2-4). Paulo e Barnabé descreveram em Antioquia o que fizeram: "Ali chegados, reunida a igreja, relataram quantas coisas  fizera Deus com eles e como abrira aos gentios a porta da fé" (Atos 14:27). Paulo, homem de oração, confiava no Senhor, embora reconhecendo a oposição dos inimigos para impedir o progresso do Evangelho - "Porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu; e há muitos adversários" (I Coríntios 16:9). Em Trôade, Paulo afirmou que ali Deus lhe abrira uma porta para pregar o evangelho de Cristo - "Ora, quando cheguei a Trôade, para pregar o evangelho de Cristo, e uma porta se me abriu no Senhor" (II Coríntios 2:12).

     III – ESCOLHENDO O SUCESSOR DE JUDAS ISCARIOTES: "E, orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual destes dois tens escolhido para preencher a vaga neste ministério e apostolado, do qual Judas se transviou, indo para o seu próprio lugar" (Atos 1:24-25).

     IV - ELEGENDO PRESBÍTEROS: "E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido" (Atos 14:23).

     V - ORDENANDO DIÁCONOS: "O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito [convertido] de Antioquia. Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos" (Atos 6:5-6).

     VI - CURANDO OS ENFERMOS: "Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo" (Tiago 5:13-16).

     VII - RECEBENDO O ESPÍRITO SANTO: "Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João; os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo; porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus" (Atos 8:14-16).
    

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A PRÁTICA DO JEJUM



TEXTO BÍBLICO: "A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome" (Mateus 4:1-2).

     INTRODUÇÃO: A Palavra de Deus instrui o Seu povo a jejuar por uma série de razões:

     I – QUANDO ENFRENTAMOS UMA CALAMIDADE PÚBLICA: "Prantearam, choraram e jejuaram até à tarde por Saul, e por Jônatas, seu filho, e pelo povo do Senhor, e pela casa de Israel, porque tinham caído à espada" (II Samuel 1:12).

     II – EM HORAS DE AFLIÇÃO: "Quanto a mim, porém, estando eles enfermos, as minhas vestes eram pano de saco; eu afligia a minha alma com jejum e em oração me reclinava sobre o peito" (Salmo 35:13). "Então, o rei se dirigiu para o seu palácio, passou a noite em jejum e não deixou trazer à sua presença instrumento de música; e fugiu dele o sono" (Daniel 6:18).

     III – QUANDO NOS APROXIMAMOS DO PERIGO: "Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci" (Ester 4:16).

     IV - AO ESCOLHER E ABENÇOAR LÍDERES: "Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram" (Atos 13:3). "E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido" (Atos 14:23).

     V - EM OCASIÕES DE LUTO: "Tomaram-lhe os ossos, e os sepultaram debaixo dum arvoredo, em Jabes, e jejuaram sete dias" (I Samuel 31:13). "Prantearam, choraram e jejuaram até à tarde por Saul, e por Jônatas, seu filho, e pelo povo do Senhor, e pela casa de Israel, porque tinham caído à espada" (II Samuel 1:12).

     VI - QUANDO NOSSOS ENTES QUERIDOS ESTÃO ENFERMOS: "Buscou Davi a Deus pela criança; jejuou Davi e, vindo, passou a noite prostrado em terra" (II Samuel 12:16).

     VII - QUANDO EM CONFLITO COM OUTROS: "Então, todos os filhos de Israel, todo o povo, subiram, e vieram a Betel, e choraram, e estiveram ali perante o Senhor, e jejuaram aquele dia até à tarde; e, perante o Senhor, ofereceram holocaustos e ofertas pacíficas" (Juízes 20:26).

     VIII - EM ORAÇÃO POR NECESSIDADES PESSOAIS: "De tanto jejuar, os joelhos me vacilam, e de magreza vai mirrando [murchando] a minha carne" (Salmo 109:24).

     CONCLUSÃO: "Nós, pois, jejuamos e pedimos isto ao nosso Deus, e Ele nos atendeu" (Esdras 8:23). "Mas esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum" (Mateus 17:21).