quinta-feira, 20 de setembro de 2018

A DOUTRINA DA IMPOSIÇÃO DAS MÃOS





     TEXTO BÍBLICO: “E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se. Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade; e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus” (Lucas 13:11-13).

     INTRODUÇÃO: Sobre a doutrina acima, queremos discutir sobre seis pontos, com o auxílio da Palavra de Deus e da iluminação do Espírito Santo.

     I – PARA SINAIS, PRODÍGIOS E MILAGRES: "Enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus" (Atos 4:30). "Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E costumavam todos reunir-se, de comum acordo, no Pórtico de Salomão" (Atos 5:12). "Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos" (Atos 2:43). "E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários, a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais de seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas, e os espíritos malignos se retiravam" (Atos 19:11-12).

     II – PARA UNÇÃO DA CURA DIVINA DAS ENFERMIDADES: "E viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista" (Atos 9:12). " E, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus " (Lucas 13:13). "Então, saindo eles, pregavam ao povo que se arrependesse; expeliam muitos demônios e curavam numerosos enfermos, ungindo-os com óleo" (Marcos 6:12-13). "Jesus, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia e, aplicando-lhe saliva aos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa?" (Marcos 8:23). "E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo" (Tiago 5:15-16).

     III – PARA RECEBER A PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO: "Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo. Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado" (Atos 9:17-18). "E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam" (Atos 19:6).

     IV - PARA ORDENAÇÃO DE MINISTROS, PRESBÍTEROS E DIÁCONOS: "Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos" (Atos 6:6). "E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram" (Atos 13:2-3). "Não de faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério" (I Timóteo 4:14). "Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos" (II Timóteo 1:6).

     V - PARA BÊNÇÃO GERAL (IGREJA) E PARTICULAR: "Trouxeram-lhe, então, algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse; mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus. E, tendo-lhes imposto as mãos, retirou-se dali" (Mateus 19:13-15). "Depois, tomou José a ambos, a Efraim na sua mão direita, à esquerda de Israel, e a Manassés na sua esquerda, à direita de Israel, e fê-los chegar a ele. Mas Israel estendeu a mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, que era o mais novo, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, cruzando assim as mãos, não obstante ser Manassés o primogênito. E abençoou a José, dizendo: O Deus em cuja presença andaram meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou durante a minha vida até este dia, o Anjo que tem me livrado de todo o mal, abençoe estes rapazes; seja neles chamado o meu nome e o nome de meus pais Abraão e Isaque; e cresçam em multidão no meio da terra" (Gênesis 148:13-16).

     VI - ALGUMAS ADVERTÊNCIAS E PERIGOS DESTA DOUTRINA: "A ninguém imponhas precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserva-te a ti mesmo puro" (I Timóteo 5:22). "Vendo, porém, Simão que, pelo fato de imporem os apóstolos as mãos, era concedido o Espírito (Santo), ofereceu-lhes dinheiro, propondo: Concedei-me também a mim este poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo. Pedro, porém, lhe respondeu: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois julgastes adquirir, por meio dele, o dom de Deus" (Atos 8:18-20).

     CONCLUSÃO: Não está havendo negligência nessa doutrina? Eis a razão da ausência de prodígios entre nós, comuns nos tempos apostólicos.

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

BATISMO COM FOGO



TEXTO BÍBLICO: “Disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Lucas 3:16).

     INTRODUÇÃO: Sabemos que avivamento espiritual é obra do Espírito Santo. E batismo com fogo, só o Senhor pode conceder. O Espírito Santo é o agente, porém, o coração de cada um de nós é o campo que precisa ser incendiado. Isso requer de nós oração, preparação e desejo ardente de recebê-lo. Comece imediatamente! Quem sabe, é através de você que o fogo chegará à sua casa ou à sua igreja!

     I – O FOGO ILUMINA: Aquele que é batizado com fogo anda na luz: “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8:12). Aquele que vive longe de Jesus anda se esgueirando nas sombras, nas penumbras, na escuridão e nas trevas, como Pedro na noite em que Jesus foi traído. E aquele que começa a seguir a Jesus de longe, não tarda a negá-lo: “Ele [Pedro], porém, o negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes” (Mateus 26:70).

     II – O FOGO PURIFICA: Se queremos um avivamento bíblico e genuíno, precisamos que a nossa vida seja purificada, que esse batismo de fogo nos queime por dentro. É preciso que as chamas do Espírito Santo devorem toda impureza do nosso coração. A igreja hoje tem pouca consciência do pecado. Os crentes já não sentem mais tristeza pelo pecado. Não choram mais por entristecerem a Deus. Estão se conformando com o mundo. Estão achando tudo normal. Nada tem nada a ver. Que o fogo do Espírito Santo queime nossas impurezas e retire toda a escória de nossa vida. O Senhor falou a Josué, e este conclamou o povo: “Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (Josué 3:5). Depois da santificação de hoje, Deus promete que ocorrerá maravilhas amanhã!

     III – O FOGO AQUECE: O que não falta hoje são crentes gelados, frios, marmóreos, pétreos, sem calor espiritual. Gente anestesiada, indiferente, insensibilizada, gente acometida de uma letargia crônica. Gente que não se compromete com Deus, que não leva Deus a sério. São crentes, mas apáticos. São crentes, mas omissos. São crentes, mas covardes. São crentes, mas estão dormindo entre os mortos: “Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará” (Efésios 5:14). São crentes que vivem amordaçados, que vivem um arremedo de vida cristã. São crentes, mas mentem. São crentes, mas produzem frutos amargos. São crentes, mas não oram, não estudam a Bíblia com avidez. São crentes, mas não são dizimistas, nem guardam o Dia do Senhor. São crentes expectadores, crentes assistentes de cultos, crentes-platéia. Estão sempre frios. Nunca estão prontos a obedecer, nunca pegam fogo. A Igreja precisa de fogo, porque vida cristã não é a verdade no gelo, mas a verdade no fogo! Que o nosso clamor hoje seja por uma visitação poderosa de Deus! Precisamos de um avivamento que venha inflamar nossa vida!

     IV – O FOGO SE ALASTRA: O fogo do Espírito vem soprando, vem crepitando, vem se alastrando, vem produzindo efeitos gloriosos, mas, quando se acerca de nossa vida, encontra o acero e se apaga. O acero é o pecado. O pecado não serve de combustível para o fogo do Espírito, ao contrário, ele o apaga. Que Deus possa inflamar a nossa alma! Que o fogo impetuoso do Espírito possa arder em nosso coração! Que as cinzas da frieza e do comodismo possam ser sopradas para longe e que esse fogo poderoso possa espalhar suas labaredas e alastrar-se em nós e através de nós! Amém!

     CONCLUSÃO: Finalmente, irmãos, peçamos a Deus para que aquele derramamento do Espírito que desceu sobre a Igreja no passado se repita em nós, a fim de que possamos enfrentar os desafios deste século. Que o Espírito Santo seja derramado sobre nós, e que alguma coisa nova, tremenda e extraordinária aconteça na vida de todos nós! Faze com que essa Palavra seja fogo que queime, martelo que despedace, espada que penetre!