sexta-feira, 20 de julho de 2018

O QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE O PRIMADO DE SÃO PEDRO





TEXTO BÍBLICO: “Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso. Chegando-vos para Ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, a pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos. Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia” (I Pedro 2:1-10).

     INTRODUÇÃO: “Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18). PRIMADO é sinônimo de primazia, superioridade.

     I – IGUALDADE ENTRE TODOS OS APÓSTOLOS:
a)  “Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel” (Mateus 19:28).
b)  “Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo” (Mateus 20:25-27).
c)  “Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus? Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus” (Mateus 18:1,18).
d)  “Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus, outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, Eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiverdes, são retidos” (João 20:19-23).
e)  “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Marcos 16:15-16).
f)  “Então, falou Jesus às multidões e aos seus discípulos: Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos” (Mateus 23:1,8).
g)  “A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e estavam sobre estes os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro” (Apocalipse 21:14).

     II – O TESTEMUNHO DA IGREJA APOSTÓLICA:
a)  “Depois que eles terminaram, falou Tiago, dizendo: Irmãos, atentai nas minhas palavras: expôs Simão como Deus, primeiramente, visitou os gentios, a fim de constituir dentre eles um povo para seu nome” (Atos 15:13-14).
b)  “Chegou ao conhecimento doa apóstolos e dos irmãos que estavam na Judéia que também os gentios haviam recebido a palavra de Deus. Quando Pedro subiu a Jerusalém, os que eram da circuncisão o arguiram, dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos e comeste com eles. Então, Pedro passou a fazer-lhes uma exposição por ordem, dizendo: Pois, se Deus lhes concedeu o mesmo dom que a nós nos outorgou quando cremos no Senhor Jesus, quem era eu para que pudesse resistir a Deus?” (Atos 11:1-4,17).

     III – O TESTEMUNHO DE PAULO:
a)  “Porque suponho em nada ter sido inferior a esses tais apóstolos” (II Coríntios 11:5).
b)  “Tenho-me tornado insensato; a isto me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós; porquanto em nada fui inferior a esses tais apóstolos, ainda que nada sou” (II Coríntios 12:11).
c)  “Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo” (I Coríntios 15:9-10).
d)  “Quando, porém, Cefas (Pedro), veio a Antioquia, resisti-lhe face a face, porque se tornara repreensível” (Gálatas 2:11).

     IV – O TESTEMUNHO DE PEDRO:
a)  “Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada” (I Pedro 5:1).
b)  “Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João; os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo” (Atos 8:14-15).

     V – QUEM É A PEDRA FUNDAMENTAL DA IGREJA?
a)  Como uma Pedra, Israel tropeçou em Cristo. Ele foi para eles “uma Pedra de tropeço”, porque veio na forma de Servo. Como uma Pedra, Ele foi rejeitado pelos edificadores judeus - “Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos” (Mateus 21:42), embora Ele tivesse sido colocado como FUNDAMENTO pelo Senhor Jeová – “Portanto, assim diz o Senhor Deus: Eis que Eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge” (Isaías 28:16). Cristo avisou-os de que “quem cair sobre esta Pedra despedar-se-á” – “Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó” (Mateus 21:44). Eles caíram sobre ela e, como nação, se quebraram, e ainda estão espalhados por toda a parte, reduzidos a pedaços como vaso quebrado;
b)  Como uma Pedra, a Igreja foi edificada sobre Cristo. Quando Pedro o confessou como “o Cristo, o Filho de Deus Vivo”, Jesus lhe respondeu: “Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:16-18). Depois do Pentecostes, quando Pedro declarou que o coxo tinha sido curado pela fé no nome de Jesus, ele também acrescentou: “Tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós. Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular” (Atos 4:10-11). “Chegando-vos para Ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa” (I Pedro 2:4). Ele é o autor da vida eterna. Não se pode por outro fundamento. Não existe outro nome.
c)  Como uma Pedra, o poder gentílico será destruído por Cristo – “Quando estavas olhando, uma pedra foi cortada sem auxílio de mãos, feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou” (Daniel 2:34). Em nossos dias, “as mãos” valem muito, mas essa revolução será realizada “sem mãos”. A estátua representa a autoridade gentia, “os reinos deste mundo”.
d)  Como uma Pedra, o mundo será cheio da Glória de Cristo. Sua vinda não será o fim do mundo. A Pedra as torna um grande monte e enche toda a terra – “Então, foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como palha das eiras no estio, e o vento os levou, e deles não se viram mais vestígios. Mas a pedra que feriu a estátua se tornou em grande montanha, que encheu toda a terra” (Daniel 2:35). O monte é o símbolo do poder e estabilidade do Reino.

     CONCLUSÃO: JESUS, A PEDRA FUNDAMENTAL:
a)  “O seu arco, porém, permanece firme, e os seus braços são feitos ativos pelas mãos do Poderoso de Jacó, sim, pelo Pastor e pela Pedra de Israel” (Gênesis 49:24).
b)  “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular” (Salmo 118:22).
c)  “Ele vos será santuário; mas será pedra de tropeço e rocha de ofensa às duas casas de Israel, laço e armadilha aos moradores de Jerusalém” (Isaías 8:14).
d)  “Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros, que se assentam diante de ti, porque são homens de presságio; eis que Eu farei vir o meu Servo, o Renovo. Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos; eis que Eu lavarei a sua escultura, diz o Senhor dos Exércitos, e tirarei a iniquidade desta terra, num só dia” (Zacarias 3:8-9).
e)  “Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel serás uma campina; porque ele colocará a pedra de remate, em meio a aclamações: Haja graça e graça para ela!” (Zacarias 4:7).
f)  “Contra os pastores se acendeu a minha ira, e castigarei os bodes-guias; mas o Senhor dos Exércitos tomará a seu cuidado o rebanho, a casa de Judá, e fará desta o seu cavalo de glória na batalha. De Judá sairá a pedra angular, dele a estaca da tenda, dele o arco de guerra, dele sairão todos os chefes juntos” (Zacarias 10:3-4).
g)  “Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos? Portanto, vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos. Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó” (Mateus 21:42-44).
h)  “Como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido” (Romanos 9:33).
i)  “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo Ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor” (Efésios 2:19-21).
j)  “Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.” (I Pedro 2:5).

quinta-feira, 5 de julho de 2018

AS CHAVES DE SÃO PEDRO





TEXTO BÍBLICO: “Indo Jesus para as bandas de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do homem? E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. Mas vós, continuou Ele, quem dizeis que Eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que te revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus” (Mateus 16:13-19).

     INTRODUÇÃO: Vejamos os simbolismos das “chaves” na linguagem bíblica.
     I – A CHAVE DO REINO DOS CÉUS: Não se liga ou desliga uma porta com uma chave comum. Daí o entendermos tratar-se duma chave especial (energia elétrica: Poder no Espírito Santo). “Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus” (Mateus 16:19).

     II – A CHAVE DA CIÊNCIA: A Porta da Sabedoria, dos mistérios profundos de Deus. “Ai de vós, intérpretes da lei! Porque tomastes a chave da ciência; contudo, vós mesmos não entrastes e impedistes os que estavam entrando” (Lucas 11:52).

     III – AS CHAVES DA MORTE: Poder sobre a morte e a sepultura. “E aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno” (Apocalipse 1:18).

     IV – AS CHAVES DE DAVI: “Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o Santo, o Verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá: Conheço as tuas obras eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome” (Apocalipse 3:7-8).

     V – A CHAVE DO POÇO DO ABISMO: A prisão de Satanás – o lugar da habitação das forças do Maligno. “O quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela caída do céu na terra. E foi-lhe dada a chave do poço do abismo” (Apocalipse 9:1). “Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente” (Apocalipse 20:1).

     CONCLUSÃO: São Paulo representou a chave como:
a) o símbolo da oração: “Porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu; e há muitos adversários” (I Coríntios 16:9). “Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e uma porta se me abriu no Senhor” (II Coríntios 2:12). “Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado” (Colossenses 4:3)
b) a porta da fé: “Ali chegados, reunida a Igreja, relataram quantas coisas fizera Deus com eles e como abrira aos gentios a porta da fé” (Atos 14:27).