quarta-feira, 15 de junho de 2016

SANTIFICAÇÃO E MISSÕES





TEXTO BÍBLICO: “Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (Josué 3:5).

       O QUE É A SANTIFICAÇÃO?: É a obra da livre graça de Deus, pela qual somos renovados em todo o nosso ser, segundo a imagem de Deus, habilitados a morrer cada vez mais para o pecado e a viver para a retidão (Breve Catecismo – Pergunta 35).

       SANTIFICAÇÃO INDIVIDUAL: O crente foi eleito para ser santo.

         “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nEle, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele” (Efésios 1:3-4). “Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas” (I Pedro 1:2).

       A SANTIFICAÇÃO REFLETIDA NA IGREJA: O que é a Igreja? Pedro a define:

       “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (I Pedro 2:9).

       O CRENTE E O MUNDO: Jesus disse: “Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte” (Mateus 5:13-14). Paulo disse: “Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas?” (II Coríntios 2:15-16).

       PREPARAÇÃO CONTRA O INIMIGO: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo” (Efésios 6:11).

       A GRANDE COMISSÃO: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Marcos 16:15-16). “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:18-20). “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1:8).

quarta-feira, 1 de junho de 2016

QUANDO JESUS OLHOU



TEXTO BÍBLICO: “Olhando-os ao redor, indignado e condoído com a dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e a mão lhe foi restaurada” (Marcos 3:5).

       I -  PARA A DUREZA DOS SEUS CORAÇÕES: “Olhando-os ao redor, indignado e condoído com a dureza do seu coração” (Marcos 3:5).

       II -  PARA UMA PESSOA SOFREDORA: “Ele, porém, olhava ao redor para ver quem fizera isto”. Quando a mulher do fluxo de sangue lhe tocou as vestes.

       III – PARA UM HOMEM RICO: “Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!” (Marcos 10:23)

       IV- PARA UM HOMEM TREPADO NUMA ÁRVORE: “Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa” (Lucas 19:5).

       V – PARA UMA VIÚVA POBRE: “Estando Jesus a observar, viu os ricos lançarem suas ofertas no gazofilácio. Viu também certa viúva pobre lançar ali duas pequenas moedas; e disse: Verdadeiramente, vos digo que esta viúva pobre deu mais do que todos. Porque todos estes deram como oferta daquilo que lhes sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento” (Lucas 21:1-4).

       VI- PARA UM DISCÍPULO DESOBEDIENTE QUE O NEGOU: “Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo” (Lucas 22:61).

       CONCLUSÃO: Jesus continua, ainda hoje, a olhar para você, meu ouvinte! Você tem ouvido a Sua voz, e não a tem atendido! Será que você não percebeu que esta Casa de Oração é de Jesus, e foi Ele quem a abriu nesta rua e nesta vila!