sexta-feira, 29 de março de 2013

PORQUE PILATOS PERDEU A SUA ALMA



TEXTO BÍBLICO: “Jesus estava em pé ante o governador; e este o interrogou, dizendo: És tu o rei dos judeus? Respondeu-lhe Jesus: Tu o dizes. E, sendo acusado pelos principais sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. Então, lhe perguntou Pilatos: Não ouves quantas acusações te fazem? Jesus não respondeu nem uma palavra, vindo com isto a admirar-se grandemente o governador. Ora, por ocasião da festa, costumava o governador soltar ao povo um dos presos, conforme eles quisessem. Naquela ocasião, tinha eles um preso muito conhecido, chamado Barrabás. Estando, pois, o povo reunido, perguntou-lhes Pilatos: A quem quereis que eu vos solte, a Barrabás ou a Jesus, chamado Cristo? Porque sabia que, por inveja, o tinham entregado. E, estando ele no tribunal, sua mulher mandou dizer-lhe: Não te envolvas com este justo; porque hoje, em sonho, muito sofri por seu respeito. Mas os principais sacerdotes e os anciãos persuadiram o povo a que pedisse Barrabás e fizesse morrer Jesus. De novo, perguntou-lhes o governador: Qual dos dois quereis que eu vos solte? Responderam eles: Barrabás! Replicou-lhes Pilatos: Que farei, então, de Jesus, chamado Cristo? Seja crucificado! Responderam todos. Que mal fez ele? Perguntou Pilatos. Porém cada vez clamava mais: Seja crucificado! Vendo Pilatos que nada conseguia, antes, pelo contrário, aumentava o tumulto, mandando vir água, lavou as mãos perante o povo, dizendo: Estou inocente do sangue deste [justo]; fique o caso convosco! E o povo todo respondeu: Caia sobre nós o seu sangue  e sobre os nosso filhos! Então, Pilatos lhes soltou Barrabás; e, após haver açoitado a Jesus, entregou-o para ser crucificado” (Mateus 27:11-26).

     INTRODUÇÃO: Pilatos, tetrarca da Judéia, tinha diante de si um delicado problema, do qual tentou inutilmente fugir: a sorte de Jesus: “Que farei, então, de Jesus, chamado Cristo?” (Mateus 27:22).

     I – POR CAUSA DA INTERFERÊNCIA DA FAMÍLIA: “E, estando ele no tribunal, sua mulher mandou dizer-lhe: Não te envolvas com este justo; porque hoje, em sonho, muito sofri por seu respeito” (Mateus 27:19).

     II – POR CAUSA DE SUA MEGALOMANIA (mania de grandeza): “Então, Pilatos o advertiu: Não me respondes? Não sabes que tenho autoridade para te soltar e autoridade para te crucificar?” (João 19:10).

     III – POR CAUSA DE SUA PUSILANIMIDADE (falta de coragem): “Então, Pilatos, querendo contentar a multidão, soltou-lhes Barrabás; e, após mandar açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado” (Marcos 15:15).

     IV – POR CAUSA DE SUA COVARDIA: “Pilatos, ouvindo tal declaração, ainda mais atemorizado ficou” (João 19:8).

     V – POR CAUSA DE SUA INCREDULIDADE: Vendo Pilatos que nada conseguia, antes, pelo contrário, aumentava o tumulto, mandando vir água, lavou as mãos perante o povo, dizendo: Estou inocente do sangue deste [justo]; fique o caso convosco! ... Então, Pilatos lhes soltou Barrabás; e, após haver açoitado a Jesus, entregou-o para ser crucificado” (Mateus 27:11-26). “Disse Pilatos aos principais sacerdotes e às multidões: Não vejo neste homem crime algum.” (Lucas 23:4). “Então, reunindo Pilatos os principais sacerdotes, as autoridades e o povo, disse-lhes: Apresentastes-me este homem como agitador do povo; mas, tendo-o interrogado na vossa presença, nada verifiquei contra ele dos crimes de que o acusais. Nem tampouco Herodes, pois no-lo tornou e enviar.É, pois, claro que nada contra ele se verificou digno de morte. Portanto, após castigá-lo, soltá-lo-ei.” (Lucas 23:13-16). “Então, pela terceira vez, lhes perguntou: Que mal fez este? De fato, nada achei contra ele para condená-lo à morte; portanto, depois de o castigar, soltá-lo-ei” (Lucas 23:22).

     VI – POR CAUSA DE SUA INJUSTIÇA: “Mas eles instavam com grandes gritos, pedindo que fosse crucificado. E o seu clamor prevaleceu. Então, Pilatos decidiu atender-lhes o pedido. Soltou aquele que estava encarcerado por causa da sedição e do homicídio, a quem eles pediam; e, quanto a Jesus, entregou-o à vontade deles” (Lucas 23:24-25).

     VII -  POR HAVER CAUTERIZADO SUA CONSCIÊNCIA: “Vendo Pilatos que nada conseguia, antes, pelo contrário, aumentava o tumulto, mandando vir água, lavou as mãos perante o povo, dizendo: Estou inocente do sangue deste [justo]; fique o caso convosco!” (Mateus 27:24).

     VIII- POR SER UM HOMEM CRUEL: “Naquela mesma ocasião, chegando alguns, falavam a Jesus a respeito dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios que os mesmos realizavam” (Lucas 13:1).

     CONCLUSÃO: Qual foi o fim de Pilatos? Terminou seus dias desterrado numa província romana, provavelmente localizada na Suíça ou na França, cometendo suicídio, em virtude de sentir-se perseguido por terríveis remorsos.

     APLICAÇÃO: Que farás de Jesus, chamado o Cristo, meu amigo ouvinte? Tens que escolher obrigatoriamente, entre Jesus, o Salvador, e Barrabás, símbolo da perdição.

sexta-feira, 22 de março de 2013

PORQUE JUDAS PERDEU A SUA ALMA?




TEXTO BÍBLICO: “Então, um dos doze, chamado Judas Iscariotes, indo ter com os principais sacerdotes, propôs: Que me quereis dar, e eu vô-lo entregarei? E pagaram-lhe trinta moedas de prata. E, desse momento em diante, buscava ele uma boa ocasião para o entregar.” (Mateus 26:14-16). “Chegada a tarde, pôs-se Ele à mesa com os doze discípulos. E, enquanto comiam, declarou Jesus: Em verdade vos digo que um dentre vós me trairá. E eles, muitíssimo contristados, começaram um por um a perguntar-lhe: Porventura, sou eu, Senhor? E Ele respondeu: O que mete comigo a mão no prato, esse me trairá. O Filho do Homem vai, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do Homem está sendo traído! Então, Judas, que o traía, perguntou: Acaso, sou eu, Mestre? Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste” (Mateus 26:20-25). “Falava Ele ainda, e eis que chegou Judas, um dos doze, e, com ele, grande turba com espadas e porretes, vinda da parte dos principais sacerdotes e dos anciãos do povo. Ora, o traidor lhes tinha dado este sinal: Aquele a quem eu beijar, é esse; prendei-o. E logo, aproximando-se de Jesus, lhe disse: Salve, Mestre! E o beijou. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, para que vieste? Nisto, aproximando-se eles, deitaram as mãos em Jesus e o prenderam” (Mateus 26:47-50). “Ao romper o dia, todos os principais sacerdotes e os anciãos do povo entraram em conselho contra Jesus, para o matarem; e, amarrando-olevaram-no e o entregaram ao governador Pilatos. Então, Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: Que nos importa? Isso é contigo. Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se. E os principais sacerdotes, tomando as moedas, disseram: Não é lícito deitá-las no cofre das ofertas, porque é preço de sangue. E, tendo deliberado, compraram com elas o campo do oleiro, para cemitério de forasteiros. Por isso, aquele campo tem sido chamado, até ao dia de hoje, Campo de Sangue. Então, se cumpriu o que foi dito por intermédio do profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço em que foi estimado aquele a quem alguns dos filhos de Israel avaliaram; e as deram pelo campo do oleiro, assim como me ordenou o Senhor” (Mateus 27:1-10).

     INTRODUÇÃO: Analisemos, com atenção, as causas que motivaram a Judas trair o Seu amigo e Mestre. Pensemos em muitos “Judas” que se celebrizaram na história do mundo, e vejamos que foram piores do que ele.

     ILUSTRAÇÕES:
a)  O Casal Rosemberg, que passou para os soviéticos os segredos para construção da bomba atômica.
b)  O ataque traiçoeiro a Pearl Habor, pelos japoneses na 2ª Guerra Mundial.
c)  A 5ª Coluna na Espanha, que estando em Madri, não a defendeu e aliou-se aos inimigos; e os “Quislings”, que foi um colaborador dos nazistas na Noruega, tendo enviado muitos judeus a morte.
d)  Calabar, apoiou os holandeses contra os portugueses; Joaquim Silvério dos Reis, traidor e delator de Tiradentes.
e)  José Dias Paes, filho do bandeirante Fernão Dias Paes Leme, foi enforcado, acusado de traição contra seu pai.
f)  O Rei Davi traído pelo seu filho Absalão e pelo seu General Aitofel.
     I – PORQUE ERA LADRÃO: “Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus para Betânia, onde estava Lázaro, a quem Ele ressuscitara dentre os mortos. Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com Ele à mesa. Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bãlsamo. Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse: Por que não se vendeu esse perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres? Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava” (João 12:1-6).

     II – PORQUE VENDEU O SEU MESTRE (AMAVA O DINHEIRO): “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” (I Timóteo 6:10). “Estava próximo a Festa dos Pães Asmos, chamada Páscoa. Preocupavam-se os principais sacerdotes e os escribas em como tirar a vida a Jesus; porque temiam o povo. Ora, Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze. Este foi entender-se com os principais sacerdotes e os capitães sobre como lhes entregaria a Jesus; então, eles se alegraram e combinaram em lhe dar dinheiro. Judas concordou e buscava uma boa ocasião de lho entregar sem tumulto” (Lucas 22:1-6).

     III – PORQUE O DIABO O DOMINAVA (ENTREGOU-SE A SATANÁS): “Ora, Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze” (Lucas 22:3).

     IV – PORQUE PROVOU OS FRUTOS DO ESPÍRITO: “É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia” (Hebreus 6:4-6). “Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas. Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos” (Lucas 9:1-2).

     V – PORQUE ABANDONOU A FÉ EM CRISTO (SE DESVIOU DE CRISTO): “E, orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos quais destes dois tens escolhido para preencher a vaga neste ministério e apostolado, do qual Judas se transviou, indo para o seu próprio lugar” (Atos 1:24-25). “Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos” (Salmo 1:5).

     VI – PORQUE USOU DE HIPOCRISIA COM JESUS (TRAIU SEU MESTRE): “Falava Ele ainda, quando chegou uma multidão; e um dos doze, o chamdo Judas, que vinha à frente deles, aproximou-se de Jesus para o beijar. Jesus, porém, lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do Homem?” (Lucas 22:47-48).

     VII – PORQUE NÃO SE ARREPENDEU, MAS SUICIDOU-SE: “Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se” (Mateus 27:5). “Naqueles dia, levantou-se Pedro no meio dos irmãos (ora, compunha-se a assembleia de umas cento e vinte pessoas) e disse: Irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo porferiu anteriormente por boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus, porque ele era contado entre nós e teve parte neste ministério. (Ora, este homem adquiriu um campo com o preço da iniquidade; e, precipitando-se, rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram; e isto chegou ao conhecimento de todos os habitantes de Jerusalém, de maneira que em sua própria língua esse campo era chamado Aceldama, isto é, Campo de Sangue)” (Atos 1:15-19).

     CONCLUSÃO: “Amigo, a que vieste?” – Um apelo de Jesus à consciência cauterizada e entenebrecida pelo pecado.
“JUDAS MORREU” (por Jerônimo Gueiros)
Judas morreu! Mas outro, junto a nós,
Surgiu transfigurado e repelente,
Falando como amigo, à meia voz,
Como se fora um vero confidente.

Procura mesmo estar conosco, a sós,
Para fingir-se na amizade ardente
E disfarçar a falsidade atroz
Que esconde com a astúcia da serpente.

Cuidado! ... O velho Judas traiçoeiro,
Ao menos, por moedas se vendeu,
E após o horrendo crime, o aventureiro,
Desesperado, o prêmio devolveu.
E o novo – sem remorso e sem dinheiro
Ao velho Judas na traição venceu!



     Nota: Sermão pregado pelo Rev. David Falcão na Igreja Metodista do Retiro, em Volta Redonda/RJ, no dia 25 de abril de 1961, bem como na Primeira Igreja Presbiteriana de Volta Redonda/RJ, no mesmo ano.

sexta-feira, 15 de março de 2013

A GLÓRIA FUTURA DOS FILHOS DE DEUS




TEXTO BÍBLICO: “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (Romanos 8:18).

     I – CHAMADOS PARA A GLÓRIA: “E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, Ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá” (I Pedro 5:10).

     II – TRAZIDOS PARA A GLÓRIA: “Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o Príncipe da salvação deles” (Hebreus 2:10).

     III – MANIFESTADOS EM CRISTO: “Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com Ele em glória” (Colossenses 3:4).

     IV – CONFIRMADOS EM GLÓRIA: “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conforme à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8:29).

     V – PARA VEREM A SUA GLÓRIA: “Pai, aqueles que me deste quero que, onde Eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo” (João 17:24).

     VI – PARA SEREM PARTICIPANTES DA SUA GLÓRIA: “Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar” (I Pedro 5:1).

sexta-feira, 8 de março de 2013

DEVEMOS ESCOLHER




TEXTO BÍBLICO: “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (Deuteronômio 30:19).

     I – ESCOLHER À DEUS: “Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deusesw dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:15).

     II – ESCOLHER ÀS RIQUEZAS: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Lucas 16:13).

     III – ESCOLHER A SATANÁS: “Então, Pilatos decidiu atender-lhes o pedido. Soltou aquele que estava encarcerado por causa da sedição e do homicídio, a quem eles pediam; e, quanto a Jesus, entregou-o à vontade deles” (Lucas 23:24-25).

     CONCLUSÃO: “Escolhi o caminho da fidelidade e decidi-me pelos teus juízos” (Salmo 119:30). “Sarom servirá de campo de pasto de ovelhas, e o vale de Acor, de lugar de repouso de gado, para o meu povo que me buscar. Mas a vós outros, os que vos apartais do Senhor, os que vos esqueceis do meu santo monte, os que preparais mesa para a deusa Fortuna e misturais vinho para o deus Destino, também vos destinarei à espada, e todos vos encurvareis à matança; porquanto chamei, e não respondestes, falei, e não atendestes; mas fizestes o que é mau perante mim escolhestes aquilo em que eu não tinha prazer” (Isaías 65:10-12).

sexta-feira, 1 de março de 2013

O LIVRO DA VIDA



   
  TEXTO BÍBLICO: “Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada absolutamente vos causará dano. Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus” (Lucas 10:17-20).

     INTRODUÇÃO: Quando um novo membro se une à Igreja, o nosso secretário registra o seu nome no Livro de Ról. Quando qualquer membro da Igreja se muda e se filia a outra Igreja, seu nome é riscado do ról de membros. Ou, se alguém abandonar a fé em Cristo, e apostata, também o seu nome é riscado. O Secretário do Conselho da Igreja, ao fazer a lista oficial, exclui o seu nome. Não obstante ser Deus um Deus de amor, contudo,  a fim de preservar a paz e a felicidade de Seu Reino, Ele toma todas as providências necessárias para que nenhum traço do pecado possa lá entrar.

     I – O LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO: “Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no livro da vida do Cordeiro” (Apocalipse 21:27). Deus não toma nota nos Livros  como fazemos, mas Ele usa a ilustração para mostrar-nos que mantém uma lista dos membros do Seu Reino.

     II – A FINALIDADE DO REGISTRO: A Bíblia é muito clara em afirmar que só os que tiverem o nome escrito no Livro da Vida do Cordeiro são os que poderão tomar parte no Seu Reino. “Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro” (Daniel 12:1). “E, se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.” (Apocalipse 20:15).

     III – COME REGISTRAREMOS O NOSSO NOME: É uma questão de escolha. Só existem dois caminhos a escolher. Muitos outros problemas podem apresentar-se diante de nós, mas no final de contas, só existem mesmo duas alternativas. “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (Deuteronômio 30:19). Podemos chamá-los de bem ou mal, certo ou errado, mas em cada um deles se encontra uma personalidade. De um lado, Deus, o Criador do universo, Jesus Cristo, o Filho, e o Espírito Santo. Dizemos uma personalidade porque a Bíblia o declara: “Pois há três que dão testemunhono céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: O Espírito, a água e o sangue,e os três são unânimes num só propósito” (I João 5:7). Do outro lado se encontra Satanás, o demônio, um anjo decaído, Lúcife. Ele também se chama a Antiga Serpente e o Príncipe deste mundo. Os que escolhem a Jesus Cristo, e o confessam diante dos homens, tem os seus nomes inscritos no Livro da Vida. “Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida” (I João 5:12). Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus (Mateus 10:32).

     IV – O QUE SIGNIFICA TAL REGISTRO: Significa aceitar a Cristo, colocando-o como o Guia de nossa vida, e confessá-lo. “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Marcos 16:15-16).

     CONCLUSÃO: “Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus” (Lucas 10:20). “Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor. A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no livro da vida” (Filipenses 4:2-3).